Mais do que moda!

O Rosto das Ruas

 

Por Giovanna Assef

Nas últimas semanas, sites, revistas, jornais e canais de televisão têm reproduzido imagens chocantes das manifestações populares no Brasil.

A divulgação do aumento da tarifa dos transportes públicos – em São Paulo de R$ 3 para R$ 3,20 – foi o grande estopim para que milhares de pessoas, sob a liderança de jovens do Movimento Passe Livre, saíssem para as ruas rebelando-se contra a opressão policial, falta de investimentos públicos na saúde e educação do país.

Alguns dos recursos utilizados constantemente pela polícia para a dispersão dos manifestantes são o gáslacrimogêneo, spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha.

Em meio à confusão, nota-se um grande número de ativistas jovens que usam de forma criativa roupas de guerra, a fim de se defenderem das lesões provocadas pelas armas de efeito instantâneo.

Lenços, camisetas e pedaços de pano são usados para cobrir o rosto e minimizar os efeitos do gás lacrimogênio, enquanto outras máscaras, como a do personagem Guy Fawkes, satirizam a confusão feita pela polícia ao apreender um jornalista que portava vinagre ao invés de coquetel Molotov.

A máscara “V de Vinagre”, na verdade foi desenhada pelo ilustrador David Lloyd para a história em quadrinhos V de Vingança.

A indumentária faz clara associação a Guy Fawkes, personagem histórico que aspirava restaurar o poder da Igreja Católica na Inglaterra protestante dos anos 1605. Fawkes fazia parte do grupo que planejou, sem sucesso, a explosão do parlamento britânico a fim de matar o rei protestante Jaime I e todos os parlamentares ingleses.

Amplamente fotografadas, as máscaras urbanas assumem um papel importante no ambiente onde se sobressai a insatisfação e a cólera humana. Os acessórios, com toda certeza, são o registro das manifestações, estampados para a eternidade.

 

O Rosto das Ruas

O Rosto das Ruas

O Rosto das Ruas

O Rosto das Ruas

O Rosto das Ruas

O Rosto das Ruas

Imagens: Reprodução.

 

 

Deixe uma resposta