Por Gustavo Luz
De passagem pela capital mineira, a stylist Dinalva Barros, responsável por grandes campanhas para conceituadas publicações, entre elas Vanity Fair, Glamour, Vougue.IT, Vougue Accessory e que também atua como fashion editor da OOB Magazine, nos recebeu em uma exclusiva para o agrund.com.
Paulista de adoção desde os 3 anos de idade, Dinalva Barros frequentou a Universidade de Moda na FAAP e em seguida partiu para trabalhar na Itália. Em Milão, Dinalva fez um curso de Fashion Stylist e no final do curso foi ofertada com um stage na Marie Clair Itália, onde trabalhos por um ano e meio.
Colaborou com a revista FASHION IL SETTIMANALE DELLA MODA ITALIANA – que é ligada à CAMERA NACIONAL DA MODA ITALIANA . “Foi interessantíssimo lá, além de aprender muito, eu tinha acesso a todos os eventos e desfiles que aconteciam no circuito Milanês e Italiano, onde tive oportunidade de conhecer pessoas famosas e interessantes. Quando achei que era o meu momento de iniciar e que tinha bagagem o bastante, paixão, determinação, teimosia, conhecimentos e disciplina suficiente, comecei uma vida de free lance onde conheci varias pessoas, fotógrafos, cada um com um estilo diferente. Pude então consolidar meu estilo próprio, geralmente gosto do estilo MINIMAL, embora, às vezes, com algum excesso concedido, mas sempre refinado e elegante. Trabalhei também por um ano e meio para “Numero” e depois para a Condenast: com Vanity Fair, Glamour, Vogue.IT, site Vogue Itália Vogue Accessory e continuo como fashion editor in large de OOB Magazine – França, entre outras nacionais e internacionais, como também campanhas. Estou super contente de poder voltar para o Brasil e fazer parte dos profissionais do circuito fashion brasileiro!”, nos Conta Dinalva.
GL agrund.com: A escolha dos acessórios, sapatos e outros deve ser bem complexo na hora de formar um look. Como você busca a inovação?
DB : Em primeiro lugar, sigo rigorosamente o tema ou pauta para montar o conceito, a partir daí vou provando tudo que tenho em mãos para melhor completar os looks. A inovação é o comprometimento com o novo, é renovar diante de tantas coisas que já foram vistas antes. Para que esta inovação seja vista e compreendida a cada trabalho, estou sempre buscando referências no mercado e ligada em tudo que está acontecendo no circuito fashion.
GL agrund.com: Onde você busca essas referências para realizar os trabalhos?
DB : Sou muito curiosa, responsável e muito disciplinada na busca das minhas referências na hora de criar uma imagem, hoje em dia uso e abuso de todos os motores de pesquisas que temos à nossa disposição, como a internet, onde vou curiando em todos os sites de grandes fotógrafos, stylists, make and hair stylists, leio muito, adoro comprar livros de fotografias e obviamente revistas de moda – afinal de contas é o stylist quem dá o “TOM” no trabalho!
GL agrund.com: Tanto tempo longe trabalhando fora do Brasil, exatos 13 anos, como é vista e você acha que a moda brasileira está realmente tomando grandes proporções?
DB : Com o BOOM ou ascensão da economia brasileira que repercutiu não só na Europa, mas no mundo todo, o Brasil passou a ser mais visto e seguido pelos europeus. Não só a economia, mas a moda está ganhando um lugar no conceito europeu.
GL agrund.com: Quais foram seus principais trabalhos?
DB : Considero todos os meus trabalhos importantes porque cada um deles marcou uma fase, um período da minha vida. Mas aprendi muito trabalhando para NUMERO, onde tive o prazer de poder colaborar como stylist por um ano e meio, Vanity Fair, Glamour, Vogue.it , Vogue Accessory e OOB Magazine, onde continuo colaborando até hoje, mesmo estando no Brasil.
GL agrund.com: Hoje vivemos o momento das releituras das décadas, você conhece algum estilista que foge disso? Você acha que é possível criar algo absolutamente novo?
DB : É sempre possível ..aliás, diria que é obrigatório. Moda é arte e necessita sempre ser criada para não cair no tédio!!!!! O estilistas que eu vejo “o novo” são Comme des Garçons, Yoji Yamamoto e Iris Van Herpen.
GL agrund.com: Que dica você daria para as pessoas que tem interesse em se tornar um personal stylist?
DB : Ser muito comunicativa, estudar o tipo da pessoa, tanto físico como mental (pelo menos tentar). As pessoas procuram você porque querem mudar,melhorar o aspecto, ter vontade de transformar a própria imagem social, ou mesmo de apresentá-la de um modo melhor para as outras pessoas, estar antenada em tudo. Pesquisar sempre, atualizar-se com os sites de moda nacionais e internacionais, blogs, novelas e ir em todas as lojas para ver o que está acontecendo.Vestir-se bem, afinal de contas é essencial para manter uma boa aparência.
Site da Stylist: http://www.dinalvabarrostylist.com/
Abaixo um resumo fotográfico do incrível trabalho da Stylist.
Imagens: Divulgação.