Mais do que moda!

Stylists: enquanto uns são homenageados, outros são dispensados

Por Letícia Santana, Borboleta Vintage.

Ter um stylist se tornou um instrumento essencial para as atrizes, desde que a cultura pop passou por uma ascensão e, assim, houve o aumento de painéis em eventos e turnês de imprensa ao redor do mundo. Mas engana-se quem pensa que o trabalho deste profissional é fácil! Para cada look recém-saído da passarela são dias e mais dias de negociações, seguidos de ajustes para que o look vista perfeitamente em cada cliente e ainda uma baita logística para o transporte da peça. E é visando homenageá-los que o Hollywood Reporter anualmente elege os melhores stylists de Hollywood, tendo como critério a temporada de tapetes vermelhos. O site americano divulgou o ranking de 2019 na última semana e agora você confere o Top 5:

Stylists: enquanto uns são homenageados, outros são dispensados

Em quinto lugar, está Petra Flannery, uma norte-americana que já passou pela Vogue US e hoje tem Amy Adams, Emma Stone e Emilia Clarke entre as suas principais clientes. “No Oscar, Amy e Emma se arrumaram no mesmo hotel, cada uma de um lado do corredor. Eu aproveito esses momentos especiais com cada cliente”. Já Elizabeth Stewart ocupa o quarto lugar da lista e, ao longo de sua carreira, já criou campanhas para a Lancôme, Tiffany & Co e Armani. Hoje é a responsável por cuidar do estilo dos maiores nomes de Hollywood, como: Viola Davis, Julia Roberts, Sandra Bullock e Cate Blanchett. Em terceira posição está Rebecca Corbin-Murray. Estreante no ranking, a stylist ganhou relevância no último ano quando assumiu o estilo de Gemma Chan. Sobre essa última temporada de red carpets, contou: “Fizemos muitas silhuetas bem ‘sorridentes’, então para o Oscar decidimos ter algo mais amplo e fazer um drama completo”.

Stylists: enquanto uns são homenageados, outros são dispensados

Ocupando o segundo lugar do seleto ranking, Ilaria Urbinati é italiana e já teve a sua própria marca masculina. Hoje, é a responsável pelo estilo de vários homens de Hollywood, como: Bradley Cooper, Rami Malek, Donald Glover e Chris Evans. Sobre a escolha de looks para Malek nos tapetes vermelhos de 2019, ela afirmou: “Como o estilo de Freddie Mercury era muito colorido, queríamos simplificar a aparência de Rami. Queríamos elementos nítidos e limpos que se mantivessem elegantes quando olharmos as fotos nos próximos anos”. E em primeiríssimo lugar, está Tom Eerebout e Sandra Amador, a dupla de stylists de Lady Gaga. Ela já trabalha com a cantora há quase uma década, mas só se tornou a sua stylist no ano passado quando Brandon Maxwell desocupou o cargo e foi se dedicar inteiramente à sua marca homônima. Para se juntar a ela neste desafio, Sandra convidou Tom e assim formou-se essa dupla. “Queríamos looks que fossem verdadeiros para ela mas que capturassem a magia das grandes estrelas de cinema”, contaram sobre a temporada de red carpets.

Mas, enquanto isso, há muitas artistas dispensando stylists. Estes profissionais transformaram a prática de vestir famosos em um mercado que movimenta milhões de dólares, porém muitas vezes acabam afastando a celebridade do seu real estilo em virtude de tendências ou até mesmo de contratos. Seja por isso ou por simplesmente gostar de estar à frente desse processo, algumas artistas abriram mão dos seus produtores de moda nos últimos anos e estão apostando em um estilo 100% genuíno. Saiba quem são:

Stylists: enquanto uns são homenageados, outros são dispensados

Blake Lively é sempre presença confirmada nas principais semanas de moda e nos maiores eventos dessa indústria. A atriz ama moda e se tornou uma das mais bem vestidas de Hollywood fazendo o seu próprio styling. “No meu trabalho, posso ser criativa, mas por um período definido. Me vestir possibilita que eu seja criativa todos os dias. A parte difícil é trazer os looks até mim, mas tenho um assistente para me ajudar nisso. Ter um bom relacionamento com os designers facilita um pouco o processo”, contou em entrevista ao WWD.

Diane Kruger também abriu mão de stylists e, pelo que contou ao Yahoo Style, não se arrepende nem um pouco: “Olho para trás, quando contratava alguém, e aquilo não se parece comigo. Me vestia como todo mundo. Para os red carpets, muitas vezes pego looks emprestados, mas porque é mais fácil. Você usa, devolve e não tem que ir às compras”.

Stylists: enquanto uns são homenageados, outros são dispensados

Miley Cyrus, por sua vez, tinha Simone Harouche como stylist. Mas desde que decidiu dispensá-la e tomar as rédeas do seu próprio estilo, a cantora vem fazendo aparições com looks impecáveis, ultra elegantes e criando uma estética bem mais madura. E pelo visto Taylor Swift vai seguir pelo mesmo caminho… Recentemente, a estrela pop renegociou seu contrato com a sua gravadora, a Universal Music Group, visando uma maior liberdade criativa. Ainda não se sabe como isso influenciará a sua carreira, mas desde que aconteceu o IHeart Music Awards e a cantora não creditou o seu look a nenhum stylist, os seus fãs especulam que ela não terá mais um produtor de moda.

Com ou sem stylist, há muito trabalho por trás de cada look. É realmente encantador abrir mão deste profissional para ser fiel consigo mesma e com o seu estilo, mas não é uma tarefa fácil. Haja tempo e disposição para que isso seja possível!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta