Em meio à programação de desfiles da SPFW, o Komplexo Tempo também recebeu uma exposição com peças produzidas pelas alunas do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa.
Desenvolvido em 2021, o projeto é uma iniciativa do INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa – com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para identificar e promover talentos na área de costura. Através do laboratório de imersão criativa e aperfeiçoamento de técnicas de corte e costura, a iniciativa já transformou a vida de mais de 60 pessoas, entre homens e mulheres, da periferia de São Paulo.
“O programa Cria Costura proporciona não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também uma oportunidade de empoderamento e transformação de vidas. Ao capacitar essas mulheres e homens da periferia, estamos abrindo portas para que elas conquistem seu espaço na indústria da moda e alcancem uma maior independência financeira e realização pessoal”, revelou Jefferson de Assis, coordenador do curso, estilista e consultor.
Sob a orientação de Jefferson, juntamente com as professoras Sonia Húngaro, Neide Maia e Girlene Pereira, especializadas em Corte e Costura, Modelagem e Costura, e Laboratório Costura, respectivamente, os alunos dos bairros de Brasilândia e Cidade Tiradentes criaram peças utilizando o método zero waste aplicado à modelagem, buscando reduzir os resíduos têxteis.
O resultado pode ser visto por todos os convidados que passaram pela São Paulo Fashion Week. Acompanhe o projeto através do @institutoinmode.
Fotos: Divulgação/ AB Comunicação/ Amanda Bibiano.