Por Marina Cassiolato
Um dos fotógrafos mais requisitados pela celebridades nacionais e querido por Arlindo Grund, Leo Faria contou para o Agrund.com que só descobriu que tinha se tornado uma referência na fotografia quando algumas pessoas chegavam chorando para falar com ele durante as semanas de moda.
Nascido em Uberlândia, há onze anos o fotógrafo mudou para São Paulo onde começou a fazer catálogos e revistas pequenas. Mas foi há cinco anos, durante uma viagem para a Semana de Moda de Nova York, que fez suas primeiras fotos de “Street style”. As modelos eram algumas mulheres reais, como a influenciadora Camila Coelho, e elas divulgaram o seu trabalho.
“Foi no boom das blogueiras. Penso que foi na hora certa e no momento certo, daí em diante comecei a fazer as principais blogueiras nacionais e internacionais”, comenta o fotógrafo. “Foi a hora que cresci”, ressalta.
Segundo Leo, demorou para ele entender o universo em que estava entrando, já que antes achava que era negativo ser um fotógrafo de rua. “Sempre quis revistas, capas e pra mim isso era meio degradante e negativo”, explica. Mas foi depois que algumas marcas, grandes grifes e editoras começaram procurar seu trabalho, que ele entendeu que o “Street style” se tratava de uma nova linguagem da fotografia de moda.
Nesta edição da SPFW, Leo organizou um workshop com 30 novos fotógrafos para disseminar seu conhecimento para outros profissionais. “Penso que tem muito espaço para novas pessoas, eu demorei para acreditar e quero dar a dica para eles que se acreditar é possível chegar lá”, ressalta.
Fotos: Roberto Trumpauskas.