Mais do que moda!

SP Fashion Week N45 :: Um bate-papo com as estilistas do TOP 5

Por Marina Cassiolato

No backstage do projeto TOP 5 – organizado pelo Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) em parceria com o Sebrae Nacional por meio do convênio “Contextualizar na Moda III” para promover novas marcas no mercado – conversamos com algumas estilistas participantes sobre a oportunidade em participar de um evento como a SPFW.

Patiara Aguiar, da marca Borana, acredita que os pequenos serão os grandes do futuro. “Então, tem uma importância enorme participar de projeto como esse, que possibilita que pequenas marcas estejam no maior evento de moda da América Latina”, afirma.

Como a Borana é essencialmente verde e amarela, a estilista buscou valorizar o artesanal brasileiro, como as estampas e pompons feitos à mão, pinturas de aquarela e madeira de reflorestamento. “Gostamos de valorizar esse artesanato, fora que nossos artesãos são velhinhos e isso é muito gratificante”, comenta. “Além disso, estamos buscando o mercado externo, então trazer o que temos de diferente, ‘a brasilidade’, é o que fará diferença para fora”, ressalta.

Karine Fouvry, da marca Karine Fouvry resort, acredita que as marcas estão trazendo uma outra visão do que está acontecendo, mais pessoal e autoral. “Acho que o mercado hoje precisa disso ser um pouco mais original e adaptado ao dia a dia, por isso trouxemos peças fluidas, leves, com estampas fortes e femininas”, afirma.

Para Karine, ferramentas digitais como as redes sociais e a internet no geral conseguem dar muito mais visibilidade para as marcas do que ferramentas tradicionais de mídia ou até mesmo ver uma celebridade vestindo. “A internet abriu espaço para muitas marcas serem reconhecidas no mercado”, acredita.

SP Fashion Week N45 :: Um bate-papo com as estilistas do TOP 5

Fotos: Roberto Trumpauskas.

Deixe uma resposta