Muitos homens aqui no Brasil ainda têm um pensamento um pouco antigo em relação ao chapéu. Aliás, antigo não porque ele faz a cabeça de muitos homens desde os primórdios da história. Um dos primeiros chapéus a ser descrito na história foi encontrado numa pintura em um túmulo em Thebes, no Egito, e mostra um trabalhador com um chapéu de palha. Por isso, ele é considerado um dos primeiros acessórios de moda masculina e como faz parte do vestuário, assim como as demais peças, é fundamental que você prove antes de comprar.
Histórias à parte, o que vale mesmo é saber usar essa peça a seu favor porque ela pode sim te dar muito estilo. Escolhi dois bons exemplos de homens que carregam um chapéu como ninguém: o ator Jhonny Deep e o cantor Justin Timberlake. Perceba que o que mais chama atenção é a naturalidade com que eles usam esse acessório. A pior coisa é você ficar desconfortável usando qualquer peça de roupa. Os chapéus com abas mais largas têm uma pegada mais étnica e quando tem acessórios como o do ator Jhonny Deep ficam melhor ainda, com mais personalidade.
Já o cantor Justin Timberlake prefere os modelos com abas menores. O que faz bem porque, ao contrário de Jhonny Deep que tem o rosto mais quadrado, Justin tem o rosto mais alongado. As abas menores caem melhor. O material do chapéu pode ser do veludo a palha. O melhor nas produções do cantor é que o acessório parece já fazer parte do look sem forçação.
Se você acha estranho, vale pelo menos uma tentativa! Se olhe no espelho e veja o quanto esse item pode deixar sua imagem mais descolada. Mas atenção, se você pretende usar o seu chapéu no trabalho é melhor consultar o código de vestimenta da empresa ou utilizar seu bom senso.
Imagens: Reprodução.