Mais do que moda!

Protestos nas passarelas

Por Letícia Santana

Não é de hoje que eu falo que se vestir também pode ser um ato político e as passarelas desta última New York Fashion Week provam isso. Estilistas (muitos são, inclusive, imigrantes) aproveitaram os holofotes e os seus pesos na indústria para protestar e mostrar que não estão satisfeitos com muitas questões envolvendo direitos humanos e a atmosfera política em geral que norteia a nossa sociedade.

Protestos nas passarelas

Entre algumas manifestações sutis e discretas, Prabal Gurung se manifestou de forma forte e impactante. Dezenas de modelos cruzaram a passarela vestindo camisetas com mensagens ativistas. O estilista contou que participou da Marcha das Mulheres – protestos que rolaram no último mês em diversas cidades dos Estados Unidos e do mundo – e foram os cartazes vistos por lá que o inspiraram a fazer as t-shirts. Além disso, Gurung também trouxe modelos plus size para as passarelas.

Protestos nas passarelas

Tommy Hilfiger apresentou sua nova coleção em parceria com Gigi Hadid em um desfile em Los Angeles repleto de insta-top-models. Todo o casting entrou na passarela usando uma bandana branca amarrada no pulso do braço esquerdo em prol da união. Ação essa que se chama “Tied Together” e foi criada pelo importante site Business of Fashion em solidariedade aos imigrantes e minorias. O intuito é o seguinte: “um movimento silencioso e não necessariamente uma declaração política, mas, sim, de positividade em apoio à humanidade, incentivando entusiastas da moda e pessoas de fora da indústria a participar”.

Protestos nas passarelas

Não é de hoje que as gêmeas Ashley e Mary Kate Olsen, donas da marca The Row, são engajadas socialmente. O desfile super aplaudido pela alta crítica da moda devido às suas roupas muito bem desenhadas também deu voz ao movimento. A manifestação sutil, porém não menos importante, aconteceu no bordado das camisas brancas: palavras como “liberdade”, “dignidade” e “esperança” foram costuradas.

Moda também pode ser voz contra a intolerância.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução/Borboleta Vintage.

Deixe uma resposta