Mais do que moda!

Proteja-se do sol!

Por Dra Carla Góes

O sol está muito forte e eu preciso explicar para vocês sobre esse assunto tão importante: os raios ultravioletas.
Ao atingir nossa pele, os raios UV (ultravioleta) penetram profundamente, desencadeando reações imediatas, como queimaduras solares. Provocam, também, as chamadas reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer de pele.

A radiação UVA é constante durante o ano todo, penetra profundamente na pele, sendo a causadora do fotoenvelhecimento. Fotoenvelhecimento é um termo usado para caracterizar as alterações causadas pelo sol em nossa pele. Seus principais sinais são: rugas, manchas marrons, aspereza, telangiectasias (pequenos vasos na superfície da pele) e cor amarelada da pele.

A radiação UVB tem a sua incidência muito aumentada no verão, especialmente no período das 10 às 15 h. Os raios UVB penetram superficialmente causando queimaduras solares, sendo a principal fonte das alterações celulares causadoras do câncer de pele.

Proteja-se!

Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV, devemos tomar alguns cuidados: evitar exposição solar das 10 às 15h, usar chapéus, óculos de sol e o principal: a aplicação do protetor solar. O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a nossa pele. Os protetores que formam uma camada opaca sobre a pele, como as com base, atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar.

Ao comprar um protetor solar devemos nos atentar se o produto oferece proteção UVA, UVB e um alto FPS (fator de proteção solar), de pelo menos 30. O ideal é aplicar o filtro solar em áreas expostas, três vezes ao dia, em todas as estações do ano.
Leia a matéria completa AQUI.

Proteja-se do sol!

Proteja-se do sol!

Imagem: Reprodução.

Deixe uma resposta