Mais do que moda!

Pretinho básico: peça must have

por Andréia Meneguete

A peça é item indispensável no guarda-roupa das it girls

Antes dos anos 1920, jamais alguma mulher pensou usar um vestido preto se não fosse em uma situação de luto. Até que a estilista (divina!) francesa Coco Chanel emprestou uma ilustração de suas criações para uma publicação da revista Vogue americana, em 1926. Depois disso, a peça virou moda e começou a fazer parte do guarda-roupa feminino e foi ganhando aos poucos seu merecido espaço e valor. E no período pós-guerra o vestido preto foi muito utilizado pelas mulheres que foram obrigadas a entrar no mercado de trabalho devido à ausência do marido.


Chanel: a ilustração que fez o vestido virar moda

Uma vez bem aceito pelo consumidor, os estilistas aproveitaram para readaptá-lo de acordo com os novos gostos que surgiam, agregando algumas informações aos modelos, como babados, formas e texturas. Em 1947, veio Christian Dior com o vestido caracterizado por uma cintura bem marcada e uma saia mais volumosa.

A aposta de Dior vem com cintura marcada

Mas foi Hubert Givenchy que conseguiu imortalizar o pretinho básico na pele da personagem de Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, em 1961.

Audrey Hepburn com seu badalado modelo criado por Givenchy

Graças a estes mestres que hoje o tal “vestidinho” é uma salvação para as mulheres que não sabem o que vestir numa ocasião especial. Não importa o tamanho e modelo, um pretinho básico cai bem em qualquer pessoa. E o melhor: é chic e emagrece!

Diferentes opções para você arrasar por ai

** Imagens: Daslu, Última Hora, Reprodução, Rexona

Deixe uma resposta