Hussein Chalayan já vem de algumas temporadas para cá nos provando que sua criação de moda vai além da tecnologia. Note que em seus desfiles não vimos mais tantas peças high tech como antigamente. Agora ele mostra que sua preocupação é – e sempre foi – a forma feminina e a estrutura das peças.
Sua coleção de outono/inverno – que foi mostrada em vídeo, ao invés de um desfile comum – teve o nome de Kaikoku, que significa “país aberto” em japonês. Chalayan diz que foi uma mistura de inspirações mas podemos ver claramente a referencia japonesa em suas peças com cortes certeiros, estruturados e formas amplas.
Claro que o estilista não sairia sem mostrar um pouco de sua habilidade tecnológica ao criar as peças. Em uma parceria com a Swarovski, ele criou um vestido flutuante, totalmente rígido. A pessoa pode controlá-lo através de um controle remoto. Nele foram aplicados vários cristais com filetes de papel que podem ser ejetados do vestido formando pequenas hélices de cristal.
No vídeo você pode ver melhor como funciona.
O vestido ficará exposto a partir do dia 7 de julho no Musee des Arts Decoratifs de Paris, em uma exposição dedicada ao estilista.