Mais do que moda!

O retorno das ombreiras

Por Letícia Santana

As famosas ombreiras nasceram das mãos da surrealista Elsa Schiaparelli por volta dos anos 30, porém só se tornou febre lá pelos anos 80. Essa chegada vem com o objetivo de criar silhuetas desconstruídas e menos femininas em um momento que as mulheres começavam a assumir cargos executivos e posições cada vez mais relevantes. Como uma tendência é geralmente desencadeada a partir de um comportamento social, naquela época houve uma necessidade de masculinizar o guarda-roupa para que as mulheres fossem respeitadas no mercado de trabalho. E, assim, as ombreiras chegaram quase como uma armadura que garante autoridade e poder.

O retorno das ombreiras

Alguns anos se passaram e cá estamos nós, em pleno 2017, e as ombreiras estão de volta! Os terninhos vêm, cada vez mais, com os ombros devidamente estruturados. E eles andaram passeando por diversas passarelas, com destaque para o desfile da Tibi durante o último New York Fashion Week. A marca trouxe uma mulher elegante, com camisas brancas, muita alfaiataria e, claro, ombreiras.

O retorno das ombreiras

E a tendência também já está nas ruas! Os ombros estruturados estão marcando presença no street style gringo. Por lá, muitas sobreposições criando produções conceituais e pra lá de estilosas. Vem ver:

O retorno das ombreiras

É uma peça forte, que divide opiniões e quebra estereótipos de gênero que nos são impostos. Para ficar de olho!

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução/ Borboleta Vintage.

Deixe uma resposta