Mais do que moda!

O presente e futuro da Lacoste

Por Letícia Santana

Em 2010, quando foi anunciada a entrada de Felipe Oliveira Baptista na Lacoste, a marca francesa queria mais que uma coleção esportiva com suas polos coloridas e a sua logo inconfundível. A label queria uma renovação, adaptações e novas interpretações. E foi isso que o português fez durante os oito anos que esteve à frente da Lacoste: atualizou os seus clássicos e tornou-a interessante para os consumidores modernos. Porém, em maio deste ano foi anunciado que Felipe deixaria o cargo sem motivos detalhados. No seu Instagram, agradeceu: “Oito anos incríveis graças ao talento e ao apoio de todos na Lacoste. Todos os incríveis maquinistas, cortadores, assistentes de estilista, produtores, modelos, relações públicas, designers gráficos, marcas, agências… Obrigada!”.

O presente e futuro da Lacoste

A última coleção assinada pelo português (Fall 2018 Ready-to-Wear) foi apresentada durante a Paris Fashion Week daquela temporada e criou uma narrativa necessária sobre sustentabilidade, conservação e humanidade. Na passarela, um sportswear com um corte dos anos 80 e 90 muito bem feito. Já a coleção seguinte (Spring 2019 Ready-to-Wear), a primeira após a saída de Felipe, foi feita em um trabalho coletivo pela equipe da Lacoste, enquanto o cargo de diretor criativo não era assumido. O time de design da marca deu continuidade ao trabalho de Baptista, desenvolvendo uma coleção fresh e sem gênero.

No último mês, finalmente foi anunciado quem comandará a direção criativa da Lacoste. Pela primeira vez, em seus 85 anos, a marca terá uma designer mulher. A escolhida é a britânica Louise Trotter que, há nove anos comandava a também britânica Joseph. No comunicado oficial de divulgação, a estilista disse: “É um prazer fazer parte dessa marca francesa, com um legado tão único. A modernidade do estilo da Lacoste vem dessa fusão singular entre o mundo do esporte e da moda. Estou orgulhosa de ajudar a escrever um novo capítulo em sua história”.

O presente e futuro da Lacoste

Louise é conhecida pelo seu DNA cool, confortável e oversized, sempre passando pelo seu filtro único de elegância. Na última coleção da Joseph (Spring 2019 RTW), a alfaiataria desconstruída domina em uma cartela de cores suave, como já é clássico da designer. A britânica também já fez parte das equipes de design da Gap, Tommy Hilfiger e Calvin Klein. A sua esperada estreia na Lacoste acontecerá na temporada Fall 2019, durante a Paris Fashion Week.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta