Mais do que moda!

O Melhor Figurino

Por Giovanna Assef

A premiação do Oscar já é hoje e uma das categorias mais bacanas – para quem gosta de moda – é a de “Melhor Figurino”. Neste ano, os remakes de contos infantis e os filmes épicos dominaram a lista dos indicados à categoria. No quesito infantil-lúdico temos “Branca de Neve e o Caçador”, do diretor Rupert Sanders e “Espelho, Espelho Meu”, dirigido por Tarsem Singh.
Já os filmes épicos contam com “Lincoln”, favorito de muitas categorias, Anna Karenina adaptação para as telas do romance de Liev Tolstói e o musical da Broadway “Os Miseráveis”.

Sob o comando de Jacqueline Durran – que até o momento acumula três indicações para o Oscar de Melhor Figurino –Anna Karenina se inspirou na alta-costura dos anos 50 adaptada à década de 70. Vestidos bufantes, chapéus de pêlo e vasta coleção de joias Chanel foram exibidos no longa.

O Melhor Figurino

Anna Karenina

O Melhor Figurino

Anna Karenina

O figurino de “Lincoln” foi desenvolvido pela estreante Joanna Johnston. O filme, que contou com a maioria de suas roupas na tonalidade preta, principal cor utilizada na época, só abriu exceção para as cores nas vestimentas femininas. Casacos masculinos na altura dos joelhos foram itens obrigatórios. A salvação da figurinista foi a personagem interpretada por Sally Field, a primeira dama Mary Todd Lincoln, considerada por Johnston como a peça chave de seu trabalho.

O Melhor Figurino

Lincoln

O Melhor Figurino

Lincoln

Com todo o figurino baseado nas cores da bandeira francesa – vermelho e azul –, em pinturas e no clássico livro de Victor Hugo, o espanhol Paco Delgado usou e abusou do patriotismo que inundava a França da época de “Os Miseráveis”. Ao todo, somaram-se 2200 figurinos épicos criados para o longa-metragem.

O Melhor Figurino

Os Miseráveis

O Melhor Figurino

Os Miseráveis

No clássico infantil “Espelho, Espelho Meu”, a figurinista Eiko Ishioka, que faleceu em janeiro de 2012, se destaca pelo uso de cores vibrantes e milhares de acessórios, perucas, espartilhos, golas e plumas. Vale lembrar que a falecida Ishioka já levou a estatueta para casa pelo brilhante trabalho no filme “Drácula de Bram Stocker”, de Francis Ford Copolla.

O Melhor Figurino

Espelho Espelho Meu

O Melhor Figurino

Espelho Espelho Meu

Para finalizar, temos Colleen Atwood em “Branca de Neve e o Caçador”. A figurinista, ao longo de sua carreira, foi indicada para dez estatuetas levando para casa três. A adaptação infantil conta com o figurino em grande parte branco e dourado, exceto pela personagem Branca de Neve, interpretada por Kristen Stewart, de estilo mais prático e realista, que retrata o sofrimento e as peripécias que a personagem enfrenta durante o filme.

O Melhor Figurino

Branca de Neve e o Caçador

O Melhor Figurino

Branca de Neve e o Caçador

Para quem está louco para saber qual dos indicados vai levar a estatueta para casa, o Oscar é hoje à noite e nós do Agrund queremos saber qual foi o seu figurino preferido.

 

Imagens: Reprodução.

Deixe uma resposta