Mais do que moda!

Mônica Salgado : uma fashionista incansável!

por Andréia Meneguete

Na corte da realeza fashion tupiniquim Mônica Salgado, 32 anos, redatora-chefe da Vogue Brasil, é rainha. E desempenha tal papel com muita maestria e louvor. Uma prova fácil de ser detectada. Basta ver o seu trabalho nas páginas do principal produto editorial do segmento de moda no País para perceber que a moça não veio ao mundo a passeio.  E o melhor: tem a aprovação dos seus súditos!

Peço licença às tradicionais figuras do alto escalão do jornalismo de moda, mas agora o momento – que está longe de ter uma data de expiração – é dela. A justificativa para tal afirmação (e com muita propriedade) são as delícias em formas de textos assinadas pela persona em questão. Quem lê, sabe: Mônica Salgado consegue unir estilo de redação e boa informação numa virada de página, fazendo da leitura algo leve sem perder mão do que é necessário. Coisa essencial para o cenário jornalístico contemporâneo, onde dinâmica, repertório e doses extras de tempero lingüístico fazem a diferença. Tamanha aceitação, tanto dentro quanto fora da revista, deve-se à intensa dedicação ao trabalho que, segundo ela, é sua vida – claro, somado ao filho Bernardo e ao marido, Afonso Nigro.

A trajetória de Mônica, desde a época quando cursava jornalismo pela PUC, foi marcada por muita vontade, sede por aprendizado e alguns obstáculos. “Nada foi fácil para mim. Enfrentei preconceitos por gostar e querer escrever sobre moda dentro de universidade de tradição esquerdista, lugar no qual as pessoas ainda, por incrível que pareça, veem a moda como algo menor. Mas nunca abri mão de ir atrás do que queria. Comecei minha carreira num jornal pequeno, passei por assessoria de imprensa, área de marketing de moda, mas sempre fazendo trabalho freelancer para revistas femininas”, pontua. O currículo deluxe da jornalista tem registros de atuação em grandes empresas do varejo fashion, como Arezzo, Lita Mortari, além das revistas TPM, Elle, Veja, Contigo e Exame.

Dona de uma elegância elevada à enésima potência e de falar muito rápido, Mônica não desliga um segundo. Ela sem qualquer esforço entusiasma quem está por perto. Durante os cinqüenta minutos de entrevista, seu olhar acompanhava todo o movimento ao redor do café que estava, mas sem deixar de dar atenção à repórter. Entretanto, ela tem foco no olhar, não desprende energia com aquilo que não lhe serve. Mônica está longe de ter uma visão míope da realidade que a cerca. “Sou muito feliz, não ligo muito para o azedume alheio. Concentro toda a minha força e atenção para aquilo que me interessa”. Sábia e bem decidida, ela mostra em todas as atitudes que perder tempo não é com ela. “Enquanto algumas pessoas optam por ver televisão no horário livre, eu estou lendo, devorando revistas e livros do mundo inteiro”, afirma.

Nas entrelinhas da conversa, detecta-se que Mônica também é exigente e incansável. “Hoje em dia, tempo em que tudo acontece de forma muito veloz, não entendo quem se permite a ter preguiça, de realizar trabalhos medianos. Sinceramente, acho que as pessoas não têm este direito”, diz.

Sobre os planos para a carreira, ela os tem, mas sabe que tudo tem o tempo certo para acontecer. “Eu almejo outras oportunidades e possibilidades profissionais, claro! Mas ainda tenho muito que fazer e amadurecer no cargo que exerço. Hoje, estou exatamente onde eu queria estar e fazendo o que eu sempre quis fazer”, ressalta. E pode ter certeza, Mônica, nós estamos adorando o seu trabalho!

2 Comentários

  1. Cunhada primorosa, PARABÉNS!
    E ela nem sabe que vc nos abastece todo o tempo com fotos deliciosas que tornam a saudade do sobrinho mais amena! kkkkkkk
    Amor Saúde Paz e Sucesso SEMPRE.
    cris nigro

  2. julia santorini /

    Adoro ela, e encontrei uma vez ela foi muito simpatica. Alem de linda e talentosa

Deixe uma resposta