Durante três dias, de 6 a 8 de janeiro, os estilistas apresentaram suas coleções para o Inverno 2014. Fiz um balanço geral do que rolou na passarela e do que pode se tornar tendência. Antes de qualquer julgamento, abra sua cabeça e entenda que inglês faz moda à frente do seu tempo!
O jeans mais uma vez está voltando a ter seu status. Ele apareceu em algumas coleções em Londres. A lavagem é bem clara e algumas vezes quase branca. Lou Dalton apostou no jeans com jaquetas curtas e com um toque militar: o camuflado está voltando! Já a marca Sibling não perdeu tempo e misturou o denim com muitas cores, tricô e texturas diferenciadas.
Há muito tempo a moda vem pregando que o luxo está na simplicidade e no conforto. Partindo dessa premissa, as calças apareceram mais soltas e com cintura um pouco mais alta. A alfaiataria não dispensa as pregas, tão tradicionais nas peças masculinas. As cores fortes também são uma tendência que vão alegrar o inverno de qualquer inglês.
Listras e xadrez também deram suas caras no inverno 2014 da capital inglesa. O mais legal é que as listras aparecem formando desenhos geométricos ou localizadas em lugares inusitados, como mostrou Jonathan Saunders. Já a estilista Sarah Burton trouxe para a passarela uma inspiração punk escocesa com um xadrez típico e com direito a kilt, aquela saia usada pelos escoceses.
Por fim, escolha uma estampa para chamar de sua. Se você acha que seu inverno vai ter cara de flores, una-se ao estilista Jonathan Saunders. Agora se você quer se camuflar no outono, não deixe de conhecer a coleção da Burberry Prorsum, que traz folhas secas do outono em suas peças.
Se preparem porque janeiro será dedicado às semanas de moda masculina. E quarta que vem apresentarei para vocês o que vai acontecer nas passarelas de Milão. Até já!
Imagens: Reprodução.