Por Thiago Bruno
Produtor de Moda, Jornalista e Publicitário.
Desenvolvido em meados de 1870 para proteger os operários em seus trabalhos, e caracterizado pela sua funcionalidade e possibilidade de ajustes. Assim nasceu o jeans. Tempos depois o jeans foi recontextualizado como roupa de lazer para estudantes. Nesse movimento havia um elemento de protesto no ar, pois as pessoas que não precisavam usar “uma roupa masculina firme”, definição do jeans na época, no entanto a utilizavam.
Décadas depois se tornou moda não apenas ter um jeans, mas também desbotá-lo, poid isso dava identidade para a peça uma conotação de que tanto o usuário quanto o seu jeans vivenciaram e sobreviveram a
momentos bons e ruins. Uma pessoa com um jeans desbotado era mais respeitada do que outra com um belo jeans escuro que não havia sido usado. No começo dos anos 70 era tendência não apenas ter jeans estonados, como também rasgados e perdendo a costura. Os mais personalizados eram os que tinham enormes buracos nos joelhos.
Vivemos em um país tropical e minha sugestão é usar combinações de bermudas coloridas e florais com o comprimento acima do joelho, uma super tendência, pode sair sem medo, que você estará totalmente engajado em um contexto de moda atual, veja as imagens e se inspire:
Imagens: Reprodução.