Mais do que moda!

Highlights do Menswear Spring 2020

Por Lelê Santhana

Os homens nunca estiveram tão interessados por moda. O fenômeno se deu com o início do hypebeast, movimento que os pegou de jeito e os faz esperar horas e horas em filas para garantirem cada tênis de edição limitada lançado. A contratação de Virgil Abloh, fundador da Off White, para a direção criativa da Louis Vuitton, por exemplo, é provavelmente a maior prova da força da cultura hype. E após essa grandiosa ascensão do menswear, as marcas fazem investimentos cada vez maiores nesse setor, rendendo grandes desfiles e coleções estrategicamente pensadas para agradá-los. Durante todo o mês de junho rolou a temporada masculina de verão 2020, com apresentações em Nova York, Londres, Milão e Paris. Mais do que nunca é necessário estar atento a cada passo que as grandes grifes dão em rumo ao menswear, então confira agora os highlights:

Highlights do Menswear Spring 2020

Em uma collab com o artista britânico Roger Dean, a Valentino apresentou uma narrativa que viaja por paisagens de fantasia. “A ideia é de fuga mental, de viajar com a mente sem fronteiras e sem um lugar real para ir. É sobre se aprofundar em si mesmo, sobre imaginar”, contou Pierpaolo Piccioli ao WWD. E quando questionado sobre um possível viés político na coleção, o designer explica: “é sobre se sentir livre. A liberdade é a mensagem política mais importante”. Na passarela, as estampas dominam, assim como as golas das camisas aparecem sempre fechadas até o final. Foco também nos cintos e micro bolsas.

Highlights do Menswear Spring 2020

Já a Fendi surpreendeu ao apresentar uma coleção inesperada para os padrões da marca. Como um ode à natureza, Silvia Fendi aposta em coletes estilo pescador, calças cargo, cáqui e chapéus de sol. Cada um desses elementos passam pelo filtro de elegância da casa italiana, sendo renovados pelo seu já tão conhecido DNA. “Eu fantasiei sobre a natureza e o ar livre. Foi uma saída para mim. Eu precisava me sentir mais leve”, conta a designer que há menos de quatro meses perdeu Karl Lagerfeld, com quem dividia a direção criativa da marca.

Highlights do Menswear Spring 2020

A Louis Vuitton, por sua vez, apresentou uma passarela ultra colorida e florida: “Usei as flores como uma metáfora para a diversidade. Quando você vê um jardim, ele é lindo de forma geral e individual. Nem toda flor é igual uma a outra. Assim como nem todas as pessoas são iguais ” explicou Virgil Abloh ao WWD. Além da cartela de cores vibrante, o foco é também nos acessórios, que é sempre a maior aposta da LV – seja nas coleções femininas ou masculinas. Os tênis, cintos, bolsas e mochilas chamam atenção.

Com o menswear vivendo o seu auge, as marcas se sentem à vontade e seguras o suficiente para se aventurarem, ousarem e arriscarem, coisa que não está acontecendo no feminino. Dessa forma, as coleções masculinas saem na frente pelas inovações e referências fora do óbvio.

Instagram: @lelesanthana

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta