Mais do que moda!

Highlights da Milan Fashion Week

Por Letícia Santana

E mais uma semana de moda chegou ao fim! Antecedendo Paris e sucedendo Londres, a Milan Fashion Week aconteceu na última semana, entre os dias 19 e 25, apresentando as coleções de inverno 2019 das casas italianas mais respeitadas da indústria. Sempre muito aguardada, a semana de moda de Milão costuma ser o encontro entre o tradicionalismo e a modernidade, gerando belas imagens. Confira os highlights dessa edição:

Highlights da Milan Fashion Week

A marca que, até então, era comandada por Karl Lagerfeld e Silvia Venturini, apresentou a última coleção que contou com a participação do kaiser no desenvolvimento. “Quando nos falamos, apenas alguns dias antes do desfile, a única coisa que ele falava era sobre a riqueza e beleza da coleção. Ele fará muita falta”, relatou Silvia, que foi sua parceira de trabalho por mais de 30 anos. A apresentação se transformou, assim, em um espaço de homenagem: logo na entrada havia um painel escrito “Love, Karl” na caligrafia do próprio e foi entregue a cada convidada um croqui deixado pelo designer. Na passarela, uma cartela de cores terrosa se encontrou com pequenos elementos vibrantes, resultando em uma coleção que encerra lindamente um ciclo na história da Fendi.

Highlights da Milan Fashion Week

A Prada, por sua vez, construiu uma narrativa que repensa o amor romântico e mostra que é possível enxergar beleza mesmo em volta do caos. Apesar de haver na passarela algumas estampas semelhantes com as do último desfile da marca, a intenção de Miuccia dessa vez não era surpreender com peças inovadoras, mas, sim, fazer da sua moda um instrumento para a sociedade. Com looks que fazem referência aos uniformes militares e com a presença do coturno acompanhando até mesmo os vestidos de festa, a designer fala sobre como a mulher precisa estar pronta para a guerra. Afinal, se por muito tempo as figuras femininas esperavam os homens voltarem para casa, chegou a hora da mulher também assumir as rédeas e ganhar o mundo. Mais uma coleção em que Miuccia prova o quanto é uma grande pensadora de moda.

Highlights da Milan Fashion Week

A Dolce & Gabbana apresentou sua primeira coleção desde o caso de racismo que se envolveu e acabou gerando o cancelamento do desfile que aconteceria em Shanghai. Para esse comeback, a D&G preparou um desfile diferente do seu habitual: alguns looks minimalistas e nenhuma celebridade – nem na passarela e nem na plateia. Óbvio que, apesar das peças básicas, o maximalismo de Domenico Dolce e Steffano Gabbana também tiveram espaço, resultando em um desfile com bastante animal print e brilho. A alfaiataria também apareceu algumas vezes, em certos momentos de forma minimal e já em outros completamente preenchida por bordados dramáticos. Apesar da tentativa, a moda da Dolce & Gabbana já está batida e não tem mais o poder de surpreender, já que absolutamente toda coleção parece como uma continuação da anterior.

Agora a temporada segue para Paris, onde terá o seu encerramento e a semana promete! Por lá, só se fala no desfile da Chanel, que será histórico por representar o último com participação de Karl Lagerfeld no desenvolvimento. Vamos aguardar!

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta