Mais do que moda!

Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso

Por Thay Sanqueta 

Não é a primeira vez que encontro representação de Arte pelos corredores dos eventos realizados pela Merkato. A cada edição das SICC, ZERO GRAU e 40 GRAUS,  sempre uma supresa boa e uma experiência artística a mais para conhecer.

Desta vez conheci o trabalho contemporâneo e único do artista plástico Mai Bavoso, que pinta sua arte sobre uma montagem de placas de isopor, reciclado de embalagens de eletrodomésticos. Anos atrás, o artista, que morava perto de uma restaurante japonês, despertou para a quantidade de descarte de caixas de isopor nas quais eram armazenados os salmões. 

Um trabalho único, atual e emocionante feito ali, durante os três dias de ZERO GRAU, representando esse momento vivido pela Merkato e todo setor calçadista, TUDO NOVO DE NOVO.

O artista, de traços realistas, que usa muitas cores até mesmo nos sombreados, usou Charles Chaplin com significado de novo, pois para ele Chaplin teve esse poder, de se manter vivo, e mesmo nos filmes vistos por ele já muitas vezes, Mai sente um sentimento novo a cada uma delas!

Na minha percepção, Chaplin fez refletir sobre a alegria além do óbvio. O artista dos tempos do preto branco, mas que tinha muitas cores, pois para mim a alegria tem aquarela, e no mundo da imagem as cores mais vibrantes são as consideradas alegres. Ele me fez refletir, também, sobre entender além do que é dito, e este é um tempo para isso, esse tempo pede mais olhar, emoção genuína e disponibilidade ao outro. Me fez, ainda, lembrar de dias piores, como o nazismo, já retratado por Chaplin, e me levou a acreditar que o Novo chegará. 

Mai ainda expôs algumas obras em tinta a óleo feitas em telas, e também pintou máscaras de tecido, oferencendo um pouco mais de leveza ao novo item do nosso vestuário, símbolo desta pandemia. 

Em conversa ao Agrund.com, lembrou de seu contato com o mundo calçadista, quando desenhava estamparias, e das primeiras vezes que participou das feiras da Merkato ainda em seu início. 

O NOVO, o velho, o presente, o passado e o futuro, tudo ali se encaixando. Torço para que esse encaixe traga transformação para os dias que virão!

Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso
Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso
Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso
Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso
Feira Zero Grau :: A arte de Mai Bavoso

Fotos: Reprodução/ Thay Sanqueta.

Deixe uma resposta