O dia amanheceu com a triste notícia de que o designer japonês Issey Miyake morreu aos 84 anos. Através de um comunicado oficial, o Issey Miyake Group transmitiu a notícia de que o designer faleceu em Tóquio, no dia 5 de agosto, vítima de um câncer de fígado.
“Nunca abraçando tendências, o espírito dinâmico de Miyake foi impulsionado por uma curiosidade implacável e desejo de transmitir alegria por meio do design. Sempre um pioneiro, Miyake abraçou o artesanato tradicional, mas também olhou para a próxima solução: a mais nova tecnologia impulsionada pela pesquisa e desenvolvimento. Ele nunca se afastou de seu amor, do processo de fazer as coisas. Ele continuou a trabalhar com suas equipes, criando novos designs e supervisionando todas as coleções sob as várias marcas Issey Miyake. Seu espírito de alegria, empoderamento e beleza será continuado pelas próximas gerações”, dizia o comunicado.
Para quem não o conhece, Issey fundou sua marca homônima nos anos 70 e apresentou sua primeira coleção em Nova York, em 1971, e logo em seguida se tornou o primeiro estilista japonês a desfilar sua marca na Semana de Moda de Paris, em 1973. Sua técnicas de modelagens, plissados e dobraduras junto do uso inovador da tecnologia sempre foram sua marca registrada.
Selecionamos algumas imagens icônicas como uma forma de homenageá-lo:
Fotos: Reprodução.