Mais do que moda!

Dries Van Noten: o clássico que se renova

Por Letícia Santana

O designer Dries Van Noten começou a sua história no mercado mundial com o Antwerp Six, um grupo de estudantes de moda que saiu da sua cidade com um caminhão cheio de roupas tendo Londres como destino e o reconhecimento como objetivo. O início de carreira, marcado pelo risco e impulso, características ainda firmes no seu trabalho, foi essencial para o belga se tornar o criador que é hoje: aventureiro e, sobretudo, inventivo.

Dries Van Noten: o clássico que se renova

Van Noten, que pouco se importa com o hype, é dono de um dos últimos business independentes do high fashion. “Ser independente é bom porque você não precisa copiar um modelo de negócio existente. Nossa estratégia de negócios é justamente não ter uma estratégia de negócios. Brincadeiras à parte, obviamente temos planos, mas o crescimento tem que acontecer espontaneamente. Conquistamos o que conquistamos por aproveitarmos as oportunidades de maneira orgânica. Abrir uma loja em Paris não estava nos nossos planos, mas nós encontramos este espaço, nos apaixonamos e abrimos uma loja lá. É assim que trabalhamos”, contou o estilista em entrevista ao site americano Now Fashion.

Dries Van Noten: o clássico que se renova

Ao não optar pelo fácil, o belga tem um fluxo criativo que envolve respeito ao tempo, demora nos detalhes e cuidado com a qualidade. “Muitas empresas estão se concentrando em produtos e não em criatividade. Mas a criação é o que inicia tudo”, afirmou. Responsável por inúmeras peças que influenciaram e, posteriormente, foram reproduzidas por outros designers, Dries descarta a ideia de assumir a direção criativa de outra marca: “Eu já estou bastante ocupado com as minhas próprias coleções. Alguns grandes estilistas entram no escritório, estabelecem as diretrizes e preferem ficar longe enquanto a equipe desenvolve a coleção, mas eu faço questão de estar envolvido em tudo”.

Dries Van Noten: o clássico que se renova

A sua última coleção apresentada (Fall 2018 Ready To Wear), chamou atenção para o que já constatava-se sobre ele: Dries sabe renovar o clássico como ninguém. O designer construiu uma estética fresca para shapes que já são velhos conhecidos, apostando em uma cartela de cores diversa e mantendo um equilíbrio perfeito entre o conforto e a elegância. O trabalho manual também apareceu, assim como em todas as suas outras coleções, já que ele sempre faz questão de incluir, visando a valorização do trabalho dos artesãos.

Diante de toda a mecanização do setor, Dries Van Noten é exemplo vivo de um processo de criação autêntico, humanizado e legítimo.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta