Mais do que moda!

Do Cariri para o Mundo

Por Téta Barbosa

Sabe onde é o Cariri? Não? Pois é longe. Longe que só a gota serena, que significa muito longe mesmo em nordestinês. Mas distância nenhuma desse mundo separou Espedito Seleiro, o mestre do couro, da moda. E é em Nova Olinda, cidadezinha no sertão do Ceará, na microrregião do Cariri, que vive e trabalha o homem que já fez sapato até para Lampião. De lá para cá muita coisa mudou e o artesão agora caiu nas graças dos fashionistas de plantão com sandálias, botas e bolsas de couro que se espalham pelos pés do Brasil – Regina Casé adora, Guel Arraes não tira as dele dos pés e até Luciano Huck usa.

E por que todo mundo ama tanto? Porque a arte deste artesão-designer mistura regionalismo com modernidade, originalidade com cangaceirismo. E se tem uma coisa que a moda precisa é originalidade!

Quer encontrar as peças de Espedito? É só perguntar a ele, pelo Facebook mesmo, onde vende na sua cidade (clique AQUI) para entrar em contato). Se você não conhecia Espedito, fica aqui a apresentação. E de hoje em diante esta colunista que vos fala, nordestina em tempo integral, estará aqui no agrund.com fazendo ponte aérea entre a moda do Nordeste e o resto do Brasil. Fique ligado!

*Téta Barbosa é jornalista, publicitária e vive em Recife. Assina o blog Batida Salve Todos e escreve às sextas no agrund.com com destaque para a moda regional nordestina.

Do Cariri para o Mundo

Do Cariri para o Mundo

Do Cariri para o Mundo

Do Cariri para o Mundo

Do Cariri para o Mundo

Do Cariri para o Mundo

Imagens: Téta Barbosa/Fábio Paiva.

Deixe uma resposta