Dennis Hopper não é só conhecido por seus inúmeros trabalhos, como em Easy Rider. Seus problemas com as drogas e o álcool, seu “modesto” grupo de amigos que incluíam Andy Warhol e James Dean e seus vários – e breves – casamentos sempre chamaram a atenção da midia. Várias histórias, no mínimo interessantes , de sua vida foram surgindo nos tablóides americanos. Como a vez em que ele, James Dean e Natalie Wood decidiram que iam fazer uma orgia que tinha que incluir uma banheira cheia de champagne. Assim que Natalie tirou a roupa e entrou na banheira, começou a gritar e foi levada pro pronto socorro.
“I was doing something that I thought could have some impact someday. In many ways, it s really these photographs, that kept me going creatively.” – Dennis Hopper
Infelizmente o ator morreu de câncer de próstata no começo do ano passado. Mas além de uma legião de fãs, deixou também vários trabalhos não publicados que foram juntados e lançados no livro “Dennis Hopper: Photographs, 1961-1967”, pela Taschen. Para quem não sabe, além de ótimo ator Dennis Hopper também foi um incrível fotógrafo. Fez diversos retratos, trabalhos autorais e até editoriais de moda para a Vogue e alguns ensaios pornográficos para a revista Hustler, mas são seus trabalhos autorais e registros da sua vida que chamam a atenção. E acredito que poucos conseguiram registrar o espírito daquela época como ele conseguiu.
Caixa e capa do livro, que pesa 10 kilos!
Retrato de Andy Warhol.
Marcel Duchamp e Dennis Hopper.
Um capítulo do livro é dedicado somente à street art, uma das paixões do artista.
Seus amigos em seu apartamento, todo pop art.
[Dennis Hopper: Photographs 1961-1967
Editora Taschen]