Mais do que moda!

Chanel apresenta Métiers D’Art em Hamburgo

Por Letícia Santana

Chanel apresenta Métiers D’Art em Hamburgo

Na última quarta (06/12), foi o tão esperado Métiers D’Art, desfile da Chanel que acontece anualmente e tem como intuito apresentar o seu pre-fall e celebrar o trabalho de inúmeros ateliês de artesãos franceses. A Lesage, Lemarié, Causse e Goossens são algumas das casas homenageadas que foram compradas pela maison ao longo dos anos e, desde então, cada uma se tornou especializada em um trabalho diferente, se dividindo entre bordados, luvas, pedrarias, sapatos, joias, entre outros.

A cada ano, Karl Lagerfeld escolhe uma cidade diferente para não só sediar o Métiers D’Art, mas como também para ser a grande inspiração da coleção. A escolhida da vez foi Hamburgo, cidade alemã na qual o estilista nasceu e passou boa parte de sua infância e adolescência. “Eu nunca saí daqui, isso é parte de mim. Eu gosto de Hamburgo como uma ideia, algo que fica na minha mente”, descreveu Lagerfeld.

Chanel apresenta Métiers D’Art em Hamburgo

Ao receber cerca de 1100 convidados na Filarmônica de Elba, a maison francesa apresentou uma coleção com forte influência náutica. O fato de Hamburgo ser uma famosa zona portuária fez com que o azul marinho dominasse a passarela em ricas peças
texturizadas, assim como, o clássico chapéu de marinheiro fosse usado por todas as modelos. O desfile, que aconteceu ao som de uma orquestra conduzida por Esemble Resonanz, também contou com cashmeres em saias, vestidos e suéters.

Chanel apresenta Métiers D’Art em Hamburgo

Apesar do tema escolhido não ter sido retratado de forma literal na coleção, as peças apresentam referências históricas da região. Karl relembrou a frase dita por sua mãe que o fez querer partir para Paris depois dos impactos causados pela Segunda Guerra Mundial: “Hamburgo é o portão do mundo, mas você tem que atravessá-lo”.

Chanel apresenta Métiers D’Art em Hamburgo

A coleção é clássica e seguiu à risca o famoso DNA Chanel, valorizando o trabalho manual e reafirmando a tamanha relevância da grife na história da moda. Além disso, os desfiles do Métiers D’Art vem sempre acompanhados de uma extrema importância diante do ciclo frenético de moda rápida que a indústria se encontra na contemporaneidade. Peças de valor, icônicas, atemporais, produzidas de forma habilidosa e carregadas de história, a gente vê por aqui.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta