Mais do que moda!

Bristolegend

Por Giovanna Assef

Você já escutou falar sobre Banksy?

A promessa do mundo artístico vem de Bristol, Inglaterra, e é um dos artistas de rua mais subversivos do mundo contemporâneo. Sua identidade é incerta, porém suas obras, quando analisadas, são inconfundíveis.

Nelas, o artista enfatiza a repulsa pelo poder político e graceja sobre preconceitos sócio humanitários.

Para se ter uma ideia da grandeza do nome “BANKSY”, hoje em dia qualquer obra pichada em um simples muro pode elevar, e muito, o valor do imóvel, já que o artista quase sempre age em lugares onde se determina o descaso público.

Para quem quer conhecer um pouco mais das propostas do street artist, vale a pena assistir ao documentário “Exit Through The Gift Shop”. Dirigido e co-estrelado pelo próprio, o longa foi até indicado ao Oscar, mas perdeu para o documentário “Trabalho interno” de Charles Ferguson. O filme retrata com bom humor uma das grandes questões da contemporaneidade: o que é a arte nos dias atuais.

Outra boa novidade para o Brasil é o livro “Guerra e Spray”, uma compilação de 240 páginas que registram as obras que vão de Londres à Palestina. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e com direitos adquiridos por 13 países, o livro chegou com um certo atraso ao Brasil, mas já é encontrado nas melhores livrarias. Uma boa leitura visual- semiótica para todos os amantes da street art. Afinal, levar boa arte para casa nunca é demais.

O livro Banksy - Guerra e Spray lançado pela editora Intrinseca

O livro Banksy – Guerra e Spray lançado pela editora Intrinseca

Cena do documentário Exit Through The Gift Shop

Cena do documentário Exit Through The Gift Shop

O estêncil é uma das técnicas mais utilizadas pelo grafiteiro

O estêncil é uma das técnicas mais utilizadas pelo grafiteiro

Bristolegend

Bristolegend

Imagens: Reprodução.

 

Deixe uma resposta