Mais do que moda!

Biblioteca Fashion – Diana Vreeland

Para o primeiro post da nossa Biblioteca Fashion escolhemos o livro Diana Vreeland., de Eleanor Dwight. Com essa reviravolta no mercado editorial das revistas de moda tanto brasileiro quanto internacional, nada melhor do que saber um pouco mais sobre a mulher que reinventou o cargo de editora de moda e transformou-o no que conhecemos hoje.

O livro (em inglês) conta sua história do começo ao fim, e carrega mais de 300 imagens que incluem editoriais, cartas e fotos pessoais.

Vreeland começou a trabalhar com moda já em seus 37 anos de idade, assim que mudou para Nova York. Ela escrevia uma coluna na revista Harper’s Bazaar, “Why don’t you…”, que era uma espécie de incentivo às mulheres tirarem sua vida da monotonia. Logo depois, devido ao seu estilo, forte personalidade e influência na sociedade nova iorquina, Vreeland foi promovida à editora de moda. Quase 20 anos depois, foi contratada pela Vogue, onde ficou até 1971.
Em 2002 a revista Visionaire publicou uma edição especial somente para publicar as cartas que Vreeland mandava para seus funcionários, todas datilografadas por uma assistente, que há quem diga, andava com a editora por todo lado apenas para anotar seus recados. Ainda acham Anna Wintour severa?

Deixe uma resposta