Mais do que moda!

Arte de vestir

Por Luciana Tolentino, da Nós Lunares

Não é de hoje que arte e moda se namoram, se fundem e confundem. Colaborações de Dalí e Schiaparelli, os parangolés de Hélio Oiticica, apropriações como as de Piet Mondrian por Yves Saint Laurent, a costura sempre presente na obra de Louise Bourgeois, loucurinhas da Gucci inspiradas na arte flamenga…só pra dar aqui uma pequena pincelada nessa inesgotável relação. Para quem enxerga o corpo como a casa do espírito e a arte como traço primal da expressão da humanidade, nada mais natural…

Pins e patches são plataformas deliciosas para essa simbiose: tudo é permitido! Cor, forma, temática…o resultado é de encher os olhos – a baixos custos, olha que ótimo! Todo mundo pode usar, a despeito de tamanho, idade, gênero e ocasião. O pin da perfecto de hoje pode tranquilamente arrematar a pashmina no casamento de amanhã. Simples assim.

Estamos muito felizes que os artistas e designers brasileiros – público idem – abraçaram essa idéia com vontade, produzindo obras de arte ambulantes and colecionáveis para todos. Nicole Bustamante faz pins e patches pintados à mão, cheinhos de detalhes e atitude. Seu útero que vê, arde e anuncia que o futuro é feminino já é um clássico na Nós Lunares.

A OhMyCrop está em sua segunda coleção, dessa vez trazendo as constelações do zodíaco em versão pin. Pois a gente anda com o mapa astral todo no peito fácil! A Bordado para todo lado vai além e realiza parceria com diversos ilustradores e artistas visuais na criação de seus patches, e adota a prática da gravura ao limitar e numerar sua edição. É fetiche que chama?

Patch de mamilo da Bordado para todo lado | Patch limitado com arte de Vero Scalante para Bordado para todo lado

Érika Martins da banda Autoramas exibe o patch de Nicole Bustamante

Daniel Orellana com pins OhMyCropno chapéu

The Future is Female versão pin

Pin libriane da OhMyCrop

Pin com constelação de escorpião da OhMyCrop

Poesia em pin de Nicole Bustamante

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta