Por Arlindo Grund
Hoje é um dia importante para o mundo. A posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden, inicia uma nova era. Da escolha dos estilistas, marcas e cores usadas, tudo tinha uma mensagem. Vamos falar sobre isso?

Primeiro, a soberana Lady Gaga. Convidada para cantar o hino americano na posse do presidente eleito Joe Biden, ela emocionou. E mostrou com a sua roupa uma mensagem da força feminina, de esperança.
Dentro do universo visual da teatralidade, uma lembrança a Frida Kahlo através desse incrível exagero pensado. O detalhe da pomba dourada ao lado do coração e das rosas na parte de trás do cabelo reforçam essa leitura.
O vestido é da casa francesa Schiaparelli que tem como diretor criativo Daniel Roseberry. Quem também amou?

Agora a vez da Rainha. Michelle Obama, uma mulher que paralisa pelo seu poder, pela sua força. E nada tem a ver com aptidão física. Tem a ver com escolhas e carisma.
O tom de vinho ou marsala transmite essa segurança que tanto sentimos ao olhar para ela. Uma monocromia elegante e feminina. Fiel às suas escolhas, para a posse do presidente eleito dos EUA, ela escolheu um designet que valoriza a mulher e suas histórias: Sergio Hudson, jovem estilista negro. O sempre elegante Barack Obama também seguiu seu estilo.


O presidente eleito dos EUA, Joe Biden e o Segundo Cavalheiro, Doug Emhoff, escolheram vestir Ralph Lauren. E não por acaso. O estilista americano vem mostrando em suas coleções e parcerias a importância da diversidade humana – pautas do novo governo.
Já a vice-presidente Kamala Harris também usou dois estilistas americanos: Christopher John Rogers e Sergio Hudson, ambos estilistas negros. A cor violeta remete à luta e ao movimento sufragista que buscou o direito ao voto feminino, no início do século passado. E, por fim, a Dra.Jill Biden escolheu a marca americana Markarian, que tem como estilista Alexandra O’Neill. Sóbria, num tom de verde suave, mas sem perder o foco na força da mulher. A tranquilidade da cor é moldura para uma era mais humana, com foco na união.
Fotos: Reprodução.