Mais do que moda!

A Moda do Perfume

Por Giovanna Assef

 

Você sabia que muitas grifes, principalmente as francesas, sobrevivem graças à venda de suas fragrâncias? A influência dos perfumes no mundo da moda e vice-versa é tamanha que o tema da coluna de hoje é único e exclusivamente sobre o Chanel n°5, que completou 90 anos de existência.

 

Em 1921, Gabrielle (Coco) Chanel chamava o então considerado maior perfumista do mundo, Ernest Beaux, para criar o primeiro perfume de sua Maison.

 

O encontro de Gabrielle com Ernest Beaux

O encontro de Gabrielle com Ernest Beaux

 

Neste mesmo ano nascia o Chanel n°5, um espécime de perfume oriundo do Rallet nº 1, aroma aclamado pelas mulheres da dinastia Romanov, criado por Beaux e desaparecido junto com a Rússia Imperial.

 

Composto por um buquê de mais de 90 flores, dando origem a uma nova família de fragrâncias: a dos florais-aldeídos, o perfume de mademoiselle Chanel não possui notas dominantes, porém é de extrema riqueza floral, atributo que compõe a identidade única do perfume de frasco art déco e simples que perdura como ícone da moda anos a fio.

 

Em seu início, o perfume era dado de presente aos melhores clientes da boutique de Coco,  em seguida tornou-se o cheiro oficial de todas as lojas Chanel e foi, durante anos, o perfume mais caro do mundo.

 

A embalagem Art Déco

A embalagem Art Déco

 

O Início de Uma Lenda

 

Em 1953 aconteceu a primeira citação histórica da fragrância. Marilyn Monroe, durante uma entrevista, foi questionada sobre quais eram seus trajes de dormir. Sua resposta viraria uma das mais lendárias do mundo da moda X celebridades: “Nada além de algumas gotas de Chanel n°5”.

 

Nascia então a lenda do Chanel n°5, este mesmo, que a cada 30 segundos um frasco é vendido ao redor do mundo. O perfume foi citado e representado por celebridades e ícones da moda como Helmut Newton, Patrick Demarchelier, Catherine Deneuve, Brad Pitt entre muitos outros nomes de peso. Fato é que a Maison fez dois lindos vídeos comemorativos que contam um pouco da história e cronologia da fragrância.

 


Para os amantes de uma boa leitura, aqui vai também outra dica sobre o n°5: leiam a história do le monster (como o perfume é conhecido entre os especialistas) no livro O SEGREDO DO CHANEL Nº 5 – A História Íntima do Perfume Mais Famoso do Mundo de Tilar J. Mazzeo, mesma autora do aclamado best-seller A Viúva Clicquot.

 

O best-seller de Tilar J. Mazzeo.

O best-seller de Tilar J. Mazzeo.

E aí, você ainda duvida que o cheiro algumas vezes veste melhor que uma roupa?

Um comentário

  1. Djalma Benedicto /

    Amo perfumes ,más tanto q a 4 anos resolvi parar de fazer o q fazia a 30anos só para virar um Distribuidor de perfumes importados.

Deixe uma resposta