Mais do que moda!

A estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton

Por Letícia Santana

Na última quinta (21/06), em Paris, aconteceu a aguardada estreia de Virgil Abloh como diretor criativo da Louis Vuitton Hommes. Aos 38 anos, o estilista – que há seis fundou a marca fenômeno Off White – é o primeiro diretor criativo negro da Louis Vuitton e um dos únicos na indústria da moda. “Eu estou aqui, eu abri a porta e quero mostrar que ela está aberta. Rebelem-se contra o que é formal e engessado. Vocês também podem conseguir”, aconselha Abloh que, inclusive, não tem formação em moda e, sim, em engenharia civil e arquitetura.

A estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton

O seu streetwear oversized, que conquistou os tão conectados millennials, fez com que Virgil se tornasse um dos nomes mais quentes do mercado. Não é à toa que apareceu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela Time. Na publicação, o artista Takashi Murakami comentou: “O fervor dos jovens pelas listras e marcações que ele criou para sua marca Off-White não será uma tendência passageira”. E realmente não foi. Com a saída de Kim Jones do masculino da Louis Vuitton, a marca buscou se renovar trazendo para si a potência e impacto de Virgil Abloh.

A estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton

Para a sua estreia, Virgil cumpriu o papel de ir além do seu já tão conhecido streetwear e imagens gráficas. O estilista apostou em uma alfaiataria fluida e desconstruída, acompanhada de acessórios utilitários que, às vezes, eram acoplados às peças de roupa. Tendo “Cor como metáfora” como tema da coleção, Virgil escolheu para o desfile uma cartela de cores que se iniciou inteira em branco para só depois explodir em inúmeras tonalidades. A ideia era justamente trazer um discurso de diversidade mostrando como, cientificamente, o branco é composto pela união de todas as outras cores juntas.

A estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton

O jardim do Palais Royal ganhou uma passarela que formava o arco-íris e quem a atravessou foi um casting plural como já não se via há um bom tempo. No assento de cada convidado, inclusive, havia um mapa indicando os nomes e origens dos modelos. Entre os convidados, Rihanna, Kylie Jenner, Kim Kardashian, Bella Hadid e, claro, Kanye West. O rapper teve Virgil como seu consultor artístico no início dos anos 2000 e, desde então, mantiveram a amizade. Em sua aparição no fim do desfile, Virgil foi direto até Kanye e a dupla se abraçou com lágrimas nos olhos.

Se muitos esperavam uma invasão street na Louis Vuitton, Virgil provou que sabe fazer mais. Porém, sem dúvida, é uma LV nova, repaginada, fresca e que se depender da influência do novo estilista, ainda vai dar o que falar.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage 

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta