Depois de uma longa temporada de outono-inverno 2015/16 que se desenrolou em NY, Londres, Milão e Paris, as apresentações para a próxima estação no hemisfério norte chegaram ao fim. E é dessas capitais de moda, as mais importantes atualmente, que vêm as tendências que prometem invadir as ruas do Brasil e do mundo nos próximos meses. Confira a seleção do agrund.com com os destaques das passarelas no que diz respeito a matérias-primas, estilos, peças-chave e detalhes que chamaram a atenção:
Matérias-primas
Foco na riqueza: esqueça o clima normcore que tomou conta das últimas temporadas! No outono-inverno 2015/16 internacional o foco são os tecidos ricos e elaborados, seja na composição e na proposta (como a Prada, que criou peças com corte de alfaiataria em neoprene investindo na tecnologia), seja nos decorativismos sofisticados, como os bordados, as rendas e as aplicações da Peter Pilotto, da Valentino e da Dries Van Noten.
Coberta por peles: essa matéria-prima ganhou destaque nos desfiles de marcas como Balmain, Jason Wu, Kenzo e MSGM em diferentes cores e estilos, desde as versões nas quais a pele serve de base para casacos inteiros até pequenos detalhes, como golas e punhos.
Estilos
Boogie Wonderland: a década de 1970 tomou conta da temporada internacional, principalmente quando o assunto diz respeito aos visuais que remetem ao estilo Disco. Calças flare, combinações de cores vibrantes e estampas psicodélicas entram na jogada seguindo as propostas de marcas como Balmain, Jonathan Saunders e Nina Ricci.
Febre Folk: na contramão do Disco vem o Folk, estilo que remete à cultura folclórica com seus vestidos longos estampados, padronagens étnicas, franjas e tricôs. Burberry, Ralph Lauren e Chloé apostaram nessa!
Peças-chave
Troque o casaco: pelerines, capas e ponchos despontam como as peças tem-que-ter do guarda roupa de inverno 2015/16. Desde o estilo folk até versões mais modernas, esportivas e descoladas, elas aparecem sobrepondo vestidos, calças e camisas e arrematam qualquer look com estilo e elegância – vide as coleções da Chanel, Lanvin, Michael Kors e Tommy Hilfiger.
Mãos protegidas: as luvas, complemento que divide opiniões entre as mulheres, começou a dar as caras nos últimos tapetes vermelhos – lembra do par usado por Lady Gaga no Oscar, por exemplo? Esse movimento já anunciava uma febre pelo acessório nessa temporada, comprovada com as coleções da Marc Jacobs, Maison Margiela, Kenzo e Prada.
Foco nos detalhes
Gola alta: nada de lenços – a gola rolê é a pedida da estação para aquecer o pescoço. A aposta é usar em sobreposições com casacos e blazers, como mostrou a Guy Laroche, a Ralph Lauren e a Lemaire (essa última numa versão interessante separada do resto do look).
Styling é tudo: já pensou em usar saias ou vestidos sobre calças? Esse é o styling que pegou na temporada internacional e promete invadir a rua pelas mãos das mais estilosas. Chanel e Giambattista Valli ensinam como aderir!
Imagens: Reprodução.