Mais do que moda!

‘Valentina’

Por Paulo Ricardo 

O delicado longa ‘Valentina’ acaba de ser disponibilizado na netflix, trazendo na bagagem vários prêmios nacionais e internacionais. 

O filme seria um ‘coming of age’, mas que com uma personagem pouquíssimo retratada no cinema brasileiro, e só por isso já valeria a pena assistir: Valentina, vivida de maneira cativante pela adolescente Thies Woinbackk, muda-se com a mãe, Guta Stresser, para uma cidade do interior mineiro, num simbólico recomeço de vida, e vai enfrentar os mesmos desafios e preconceitos para ser aceita como ela é. Valentina é uma garota trans e luta pelo direito de ser matriculada na nova escola com o seu nome social. O que pode parecer um pequeno detalhe, é na verdade um fato responsável por 82% de evasão escolar de pessoas trans. 

O primeiro longa de Cássio Pereira dos Santos trata o assunto de maneira respeitosa e envolvente. As personagens coadjuvantes são bem delineadas e somam ao desenvolvimento da história: o pai ausente, mas pronto a ajudá-la no momento difícil, o jovem amigo gay e a jovem amiga grávida com seus dilemas próprios da idade e condição, o machão da cidade com seus segredos pra esconder e seu irmão machinho assediador, e a mãe, aquela com quem a jovem sempre pode contar.

Impossível ficar alheio ao drama de Valentina e sua força de resistir e lutar. Vale demais conferir. 

‘Valentina’
‘Valentina’

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta