A Trama Afetiva, plataforma de design social e regenerativo idealizada por Jackson Araujo e com direção criativa de moda de Thais Losso, estreia na Casa de Criadores N57 com uma programação que conecta diferentes etapas de sua pesquisa desenvolvida ao longo de 2025. As ações apresentam os resultados da Imersão Cultural em Moda Regenerativa, realizada em outubro, que reuniu estudantes, artesãos e designers em oficinas práticas de transformação de resíduos, especialmente náilons de guarda-chuva, matéria-prima simbólica do projeto.
Desfile – A Anarquia da Felicidade
No dia 5 de dezembro, às 18h, acontece o primeiro desfile da Trama Afetiva, uma coleção-manifesto criada por Thais Losso a partir do design por restrição. As peças reutilizam náilons de guarda-chuvas descartados em diferentes técnicas e dialogam com o arquivo da estilista por meio do styling de Márcio Banfi. A apresentação incorpora roupas desenvolvidas nas oficinas da imersão e celebra a coletividade como força criativa. Com participações de Mel Lisboa e Marina Dias, o desfile conta com patrocínio da Hering e Fundação Hermann Hering.
Lançamento de publicação – Trama Afetiva: Moda em Regeneração
Durante o evento, será lançado o livro que reúne textos, memórias e reflexões produzidos pelos participantes da imersão. A obra destaca o papel do fazer coletivo e do reaproveitamento de resíduos urbanos, abrindo com ensaio de Jackson Araujo sobre os princípios políticos e afetivos da plataforma. A publicação será distribuída gratuitamente para escolas de moda e bibliotecas públicas do estado.
Exposição – Do monstro híbrido ao corpo regenerativo
Instalada na Sala de Vidro do CCSP, a mostra apresenta dez manequins com criações desenvolvidas a partir do náilon de guarda-chuvas, explorado pela plataforma desde 2020. Com curadoria de Jackson Araujo, a exposição propõe uma reflexão sobre como materiais considerados resíduos podem renascer através do gesto artesanal e da moda regenerativa.

Serviço
Desfile – A Anarquia Da Felicidade
Dia: 5 de dezembro
Horário: 18h
Local: Casa de Criadores – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Exposição – Do monstro híbrido ao corpo regenerativo
Dia: 3 a 10 de dezembro
Local: Sala de Vidro – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo, SP
Mais informações: @trama_afetiva
Fotos: Reprodução.