Por Arlindo Grund
Aqui no Brasil, o mercado voltado para as mais cheinhas ainda está engatinhando. Um grande problema é que as lojas apresentam tendências que não valorizam a silhueta da mulher que está acima do peso. Por isso selecionei algumas delas que podem deixar seu visual mais harmonioso e que facilitará a vida da mulher gordinha, com curvas e que gosta de moda. E eu não poderia deixar de falar da Queen Latifah, que usa a moda a seu favor.
Decotes estão na moda, mas atenção: para você, os com formato em V são os melhores. Eles alongam o pescoço e a silhueta e, se tiver bordado ao redor do decote, a peça ficará mais sofisticada. Só evite peças que cubram o seu pescoço para não parecer que você vai ser engolida pela blusa, por exemplo.
Já no quesito estampas, as étnicas e as de bicho estão com tudo. Para as mais gordinhas, o fundo escuro como azul, preto e berinjela são os melhores. Escolha também estampas medianas. As pequenas parecerão muitas e as enormes deixarão sua silhueta visualmente maior. E claro, prefira usá-las na parte de cima de sua produção. Se for de seda, não se esqueça de usar um bom modelador.
Tecidos encorpados estão dando o que falar nessa temporada de inverno. E isso é muito bom para as mais fofinhas. Opte pelo tweed, que é um entrelaçamento de fios e ficou conhecido através da estilista Coco Chanel. Uma saia de tweed na altura do joelho pode deixar sua silhueta mais equilibrada. A parte mais fina da perna está logo abaixo do joelho e, como ela aparece, a sensação é de que sua perna é mais fina. Esse tecido também pode ser encontrado em jaquetas e blazers. Invista!
Tratando-se de cores, o clássico preto e branco sai na frente no guarda roupa de toda mulher elegante e, claro, também pode estar nas produções das mais gordinhas. Criar contrastes na vertical e no centro de seu corpo pode diminuir visualmente sua silhueta. E esse efeito você consegue também com blazer e camisa, casaqueto e vestido e onde mais sua criatividade permitir. Olha que inspiração legal essa da Queen Latifah.
O mais importante é você escolher uma tendência que mais tem a ver com seu estilo, personalidade e principalmente que deixe você à vontade. Pense nisso!