Por Arlindo Grund e Lari Mariano
Em sua estreia na SPFW, Ronaldo Silvestre resgata o cenário da sua própria história para inspirar a nova coleção, intitulada Conspiração. Natural de Itabira, em Minas Gerais, Ronaldo traz ao filme apresentado elementos diretamente trazidos da realidade, como a inspiração na mãe, que desmanchava uniformes para costurar roupas para os filhos.
A influência fica mais nítida na sequência que se inicia com os macacões, de leitura utilitária, e segue ganhando cores mais claras e modelagens mais próximas do orgânico, como os vestidos e as peças bordadas – produzidos no Instituto Iti, mantido por Ronaldo para profissionalizar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da costura e do bordado. Nos tecidos, onde se vê a sustentabilidade dos reciclados e algodão de tingimento natural, é que Ronaldo mostra sua inspiração. Nos desenhos amplos e orgânicos cabe o espaço e o fortalecimento do empoderamento feminino.
Segundo o estilista, com isso começa a poética, com o ressignificar das peças ao dar a elas a possibilidade de contar novas histórias.
Fotos: Divulgação/ André Solano.