Por Lelê Santhana
No backstage do São Paulo Fashion Week, conversamos com o maquiador Helder Rodrigues, que assina a maquiagem de muitos desfiles. O mineiro de 32 anos comentou com o AGrund.com sobre as mudanças nas estéticas de beleza. Depois de uma era carregada e regada a contornos e esfumados escuros, vem surgindo uma onda colorida e natural.
“Eu nunca fui adepto de técnicas de contorno e maquiagens pesadas. Acredito que a beleza natural já diz por muito por si só. Ninguém precisa se mascarar para se sentir bem. A gente se aceita como é e brinca com a maquiagem. Maquiagem é sobre diversão”, afirma Helder.
Para algumas mulheres continua sendo um desafio abrir mão do famoso ‘reboco’, mas Helder dá a dica: “é necessário cuidar da pele. Hidratar, dormir bem… Por mais difícil que seja seguir, facilitar para não ter que fazer todos aqueles mínimos passos da maquiagem”.
Esta transformação se consolidou graças a série Euphoria, estrelada por Zendaya no HBO, que coloca a maquiagem como um instrumento criativo e de realce. As produções viralizam nas redes, criando desejo e um número maior de adeptas nas ruas.
Mas, apesar de ter se tornando uma enorme tendência, Helder faz questão de frisar: “Todo mundo é livre. Cada um usa o que se sente à vontade. Quem ama contorno, que use contorno”.
Sobre as suas três tendências favoritas do momento, ele é rápido: “pele sem blush, sobrancelha bagunçadinha e cabelo com gel”. Anotou tudo?
Foto: Paulo Candido.