Por Arlindo Grund, com colaboração de Larissa Mariano e edição de Rafaela Piovezani
O propósito do Projeto Ponto Firme é a transformação social. E como já contamos AQUI, ele continua forte. Com a pandemia, os trabalhos liderados por Gustavo Silvestre na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP), foram suspensos. Mas, para esta terceira coleção na São Paulo Fashion Week, nesta que é a edição comemorativa dos 25 anos do evento, o show será apresentado num formato totalmente digital.
Para mostrar o impacto social na vida desses homens, o Projeto convocou os egressos Anderson Figueiredo, Anderson Joaquim e Thiago Araújo, que fazem parte do Projeto Ponto Firme, para criar essa nova coleção junto com Gustavo. Como parte de uma rede de consumo consciente, Gustavo Silvestre comentou que “Além da sustentabilidade social, que já é uma característica forte do projeto Ponto Firme, vamos mostrar um outro viés, que é o ‘antidesperdício’. Em uma colaboração inédita com a NK Store, estamos desenvolvendo uma coleção 100% upcycling, com resíduos têxteis e peças reaproveitadas da marca, misturados ao crochê trabalhado em diferentes composições e texturas, usando os fios da nossa já parceira Círculo S/A”. Ele é o estilista responsável pela coleção e pelo Projeto Ponto Firme. O resultado é encantador. Misturar o crochê, com a desconstrução de peças e reconstrução de tudo isso junto, deixou a coleção super vintage, romântica, fluida.
As sobreposições criadas com camadas leves trouxeram um clima romântico nada óbvio às peças que misturavam texturas leves com outras mais pesadas. O repensar a roupa como ferramenta de trabalho faz dessas peças uma preciosidade. O trabalho artesanal na sua essência ganha ares urbanos e se fortalece no cenário do upcycling e do artesanal.
“Diferente das últimas coleções, que as roupas não podiam ser comercializadas por serem desenvolvidas pelos detentos e envolverem questões burocráticas e legais – O Ponto Firme é registrado pela Administração Penitenciária como um projeto educacional – agora é a grande oportunidade de as pessoas poderem adquirir uma peça feita pelo Projeto Ponto Firme, da coleção apresentada na São Paulo Fashion Week”, comemora Gustavo, que dessa vez terá as peças do Ponto Firme à venda nas lojas da NK Store, loja multimarcas em São Paulo.
Imagens: Divulgação.
Revisão: Kiki Marinho.