Por Arlindo Grund, com colaboração de Larissa Mariano e edição de Rafaela Piovezani
Talvez uma das praias mais conhecidas no mundo, Copacabana, no Rio de Janeiro, serviu de alicerce e inspiração para a criação da coleção da Handred apresentada de maneira virtual num belo filme durante a SPFW. Não à toa, o diretor criativo da marca, Andre Namitala, tem uma história de vida e de trabalho ligada ao bairro – sem contar que a moda carioca nos anos 50 foi o embrião da moda brasileira, com a Casa Canadá e os desfiles no Copacabana Palace.
A marca é conhecida por ter um ateliê onde as peças com alma carioca são feitas à mão, o que reforça a importância da mão de obra, do ser humano enquanto peça-chave para construção de algo melhor. As roupas são leves, fluidas, soltas, como pede o lifestyle do Rio de Janeiro. A sofisticação fica por conta dos tecidos como linho e seda, e dos bordados delicados que também já são conhecidos da marca.
A cartela de cores é sóbria, com misturas inusitadas e que resultaram em imagens impactantes. A combinação do verde com marrom resultou numa estampa alusiva ao calçadão de Copacabana. Perfeito. O ponto de amarelo aparece forte, e no meio das peças lisas, claras, vimos uma estampa que remete ao piso da Galeria Menescal, no mesmo bairro. Um efeito ótico encantador. O sentimento de nostalgia parece costurar toda a coleção apresentada. No fim, uma roupa para quem gosta de liberdade e estilo.
Imagens: Divulgação.
Revisão: Kiki Marinho