Por Arlindo Grund, com colaboração de Larissa Mariano e edição de Rafaela Piovezani
É com um olhar voltado ao workwear – aquelas roupas práticas e confortáveis, com modelagens mais quadradas – que o estilista Marcio Mota apresenta sua Fashion Show 01 na edição de 25 anos da São Paulo Fashion Week. No filme, o clima industrial se encaixou perfeitamente na temática. A Freiheit, que busca em suas criações vestir a liberdade e trazer a sensação de conforto às pessoas, independentemente do gênero, e com um perfume street que se mistura a isso tudo.
O conforto também é visível nas peças, seja pelo tecido, seja pela modelagem. Os tricôs de ponto largo foram desenvolvidos manualmente pelo Instituto Ecotece – organização do terceiro setor que promove a cultura de sustentabilidade na moda e um vestir mais consciente. Esses tricôs têm pontos lindos e são bem exclusivos. “Cada um leva vinte dias para ficar pronto, é um produto muito especial”, diz Marcio. Para esse filme ele convocou outro estilista para fazer o styling da coleção, Alexandre Herchcovitch.
Na cartela de cores, seguem firmes os tons de uniformes de fábrica, como o azul e o laranja, mas aparecem também o amarelo industrial, o marrom telha e um roxo mais aceso. Os grafismos nas peças remetem às bandeiras de sarja da coleção Freiheit e simbolizam liberdade. “É o que eu chamo de flagwear; são bandeiras de vestir, com uma mensagem ativista de valorização do indivíduo”, destaca Marcio. O propósito da atemporalidade continua sendo uma das principais vertentes da marca.
Imagens: Divulgação.
Revisão: Kiki Marinho