É possível fazer moda sem arte ou ver a arte sem a moda? Pergunta difícil, hein?! Não para um seleto time de experts que estão a todo vapor nesse SP Fashion Week! Agrund.com conversou com Gloria Kalil, Monica Salgado, Barbara Migliori e até com o próprio Arlindo para descobrir o que eles pensam sobre o assunto. Veja as respostas:
Gloria Kalil explicou que a arte é o que desenvolve a moda: “ela cria volumes e cores e aquilo pode se desdobrar em um monte de inspirações para a moda”.
Monica Salgado acredita que ambas são essenciais para entender os costumes do passado. A união das duas pode representar a nossa história e o comportamento social: “Quando falamos de Pop Art, por exemplo, falamos de um mundo extremamente jovem com uma pegada dinâmica mais digital que começou a surgir nos anos 1960. A arte é um scan dos costumes daquele tempo e está intimamente ligada com a moda”.
Para Barbara Migliori as duas não só caminham juntas, como têm o mesmo público: “acho que as pessoas que têm interesse sobre moda têm o mesmo interesse sobre a arte contemporânea. São dois grupinhos autorreferentes”.
Arlindo Grund diz que “a moda e a arte são universos completamente diferentes, mas que se você for pensar a arte se apropria de algumas aspirações desse mundo e assim dá espaço para surgirem coleções”.
Imagens: Marina Cassiolato.



