Por Adriana Porto
Primeiro festival a promover o intercâmbio teatral entre países da língua portuguesa, o Festlip chega à sua quarta edição. Entre os dias 21 e 30 de julho, o Rio de Janeiro receberá 13 espetáculos teatrais inéditos de países como Portugal, Angola, Moçambique e Brasil, totalizando 40 apresentações, em meio a uma programação gratuita que inclui ainda oficinas, debates, exposição de fotografias, shows e uma mostra gourmet.
“A continuidade deste evento em alto nível só prova a importância do intercâmbio cultural”, comemora a atriz e produtora Tânia Pires, idealizadora do festival. “Começamos com dez espetáculos de cinco países. No ano seguinte, tivemos a entrada de Guiné-Bissau e já somávamos mais de 400 grupos inscritos e 31 mil espectadores nas duas edições. Agora contabilizamos quase mil inscrições. É mais um passo no objetivo de estreitarmos os laços entre culturas tão distintas e ainda muito distantes”.
Entre as atividades paralelas estão presentes também as mesas de debates. Nos dias 26 e 27 de julho, o Teatro Nelson Rodrigues abriga palestras e debates como a ‘Conferência de Intercâmbio da Dramaturgia da Língua Portuguesa’, com mediação da crítica, ensaísta e professora Tânia Brandão e a participação de historiadores e dramaturgos.
A programação desta edição inclui a exposição fotográfica ‘Festlip em movimento’, registro das três primeiras edições que circularão pelas entradas dos teatros: “Ainda somos um festival novo, mas já com muita história para contar. É importante compartilhar essa experiência com o público, revivendo os momentos que marcaram a trajetória do Festlip”, explica Tânia.
Pelo quarto ano consecutivo, o restaurante 00 Cozinha Contemporânea oferece um menu especial entre os dias 20 e 31 de julho, com pratos inspirados na culinária dos países participantes. Nesta edição, a Mostra Gourmet, o FESTGOURMET foi criada pela chef Joana Carvalho.
“Ao mesmo tempo em que quer aproximar cada vez mais estes países, intensificando seu intercâmbio, o Festlip tem também o grande propósito de destacar e sublinhar a pluralidade e a riqueza de linguagens culturais únicas, mas que podem, sim, falar a mesma língua”, conclui Tânia Pires.
Este ano, a programação teatral circula pelo Espaço SESC, SESC Tijuca, SESC Rio Casa da Gávea, Teatro Ziembinski, Teatro Carlos Gomes e Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues. Sucesso absoluto de público nas três primeiras edições, o Festlipshow retorna mais uma vez ao bairro da Lapa, desta vez com um palco ao ar livre, sob os Arcos da Lapa. Lá, se apresentam artistas dos países participantes, incluindo a Bateria da Mangueira. Imperdível.
Mais informações:
www.festlip.com