Por Letícia Santana
As mudanças no mundo e, consequentemente, na indústria da moda, são muitas. Em uma tentativa de manter a relevância, as marcas apostam em incessantes buscas por uma linguagem atual e que dialogue com o lifestyle da juventude. E elas tem uma excelente referência: a Gucci de Alessandro Michele. O italiano foi o responsável por injetar a dose de energia que a grife tanto precisava e a colocar de volta ao radar, servindo de inspiração para as tantas outras que ficaram para trás.

Raf Simons e Calvin Klein em conflito
A Calvin Klein é uma delas. Ao observar os passos largos e muito bem sucedidos da Gucci ao contratar Alessandro Michele, a marca americana também resolveu arriscar colocando Raf Simons como diretor criativo. Recém saído da Dior, o belga substituiu Francisco Costa, brasileiro que já comandava a CK há 14 anos. Simons entrou em 2016, surpreendendo a crítica de moda, afinal, ele nunca havia tido nenhuma experiência com o mercado de massa. Dois anos se passaram e, ao que tudo indica, os seus dias na CK já estão contados.

Raf Simons e Calvin Klein em conflito
O que Raf Simons sabe fazer, definitivamente, não é o que a Calvin Klein precisa. Essa falta de sintonia está criando desentendimentos que vem sendo expostos por veículos, como o Business of Fashion, desde novembro. A moda conceitual e cara de Raf distancia a CK do seu consumidor, o que provocou uma queda no lucro do terceiro trimestre de US$142 milhões no ano anterior para os US$121 milhões deste. Diante disso, a marca vem reduzindo os gastos, o que fez com que, por exemplo, o desfile de Verão 2019 não acontecesse no local desejado por Simons.

Raf Simons e Calvin Klein em conflito
E a falta de controle do diretor criativo não é só na passarela. A linguagem usada pela marca nas redes se afasta do imaginário de Raf Simons, o que ainda se intensificou após a chegada da nova diretora de marketing, Marie Gulin-Merle. Em pouco tempo, ela assumiu o controle do casting e substituiu o fotógrafo Willy Vanderperre, parceiro de longa data de Raf, por Glen Luchford, o responsável pelas campanhas virais da… Gucci de Alessandro Michele.
A relação Simons e CK prova que contratar um designer estrelado está longe de solucionar os problemas de uma marca. Como a americana irá superar essa fase? Segundo os boatos, o primeiro passo será dispensar o belga.
Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.
Fotos: Reprodução.