Muitos brasileiros se enquadram nessa categoria – a dos que estão acima do peso e lutam eternamente com a balança. E essa luta se estende para o quesito moda. Tanto mulheres quanto, principalmente, homens não têm boas opções de compras aqui no Brasil e as poucas que têm são focadas em um público mais velho e tradicional. O mercado está começando a se adaptar a esse novo padrão de brasileiros e aos poucos está investindo nos que estão acima do peso. Pensando nos amigos que têm esse tipo de corpo, darei algumas dicas com peças que todos têm no guarda roupas.
A camisa pólo é a primeira delas. Muito cuidado quando escolher o tamanho da peça. Nada de optar por um modelo justo, que marque a barriga e, principalmente, que fique curta como um fofo garoto pré-escolar de 6 anos. Isso não combina mais com você. Também prefira cores mais escuras e neutras para não chamar tanta atenção para o tronco. Veja como o cantor e ator Leo Jayme usa bem a polo.
Tricô com gola V. Essa peça é indispensável para quem precisa alongar a silhueta visualmente. Preste mais atenção à qualidade da peça e ao caimento, pois o tipo de linha e tricô influenciará na sua silhueta. Nada de pontos largos ou abertos – a sensação é de que a peça pode estar grande ou pequena em você. Nada de tricô com volumes tipo correntes. Para que adicionar volume onde você já tem? Se você não gosta de usar tricô, a solução do apresentador André Marques é boa – ele criou um falso v com uma camisa mais tradicional sobreposta a uma camiseta.
Blazer bem cortado e estruturado preto é outra peça que vai do trabalho ao lazer. Mas lembre-se, para o preto funcionar e ter o efeito emagrecedor é fundamental que o número do blazer seja para você. Nada de apertado e muito imenso de um número grande demais. Use com uma camisa de cor contrastante e crie duas linhas na vertical no centro do seu corpo. Esse efeito é redutor e também alonga a silhueta.
Calça ou bermuda tipo cargo. Esse modelo garante um equilíbrio visual para quem está acima do peso, que geralmente tem o tronco mais volumoso que as pernas. Aí sim, você pode usar cores claras. Se for por esse caminho, escolha uma camisa na mesma cartela de cores para que não haja contrastes entre elas. O resultado é que a sua circunferência será revelada. Já as alças de alfaiataria devem ficar longe das pregas. Modelos mais retos e em cores neutras para combinar com suas camisas são uma boa saída para um guarda roupa inteligente e ainda mais, deixá-lo longilíneo. As bermudas com barra dobrada como a da Burberry são boas opções.
Nós pés, escolha um modelo bem confortável e que não comprometa sua circulação sanguínea, mas adequado para cada situação. Os modelos tipo brogue são bons para você poder ajustá-los durante o dia aliviando os cadarços.
Essa imagem do ator Jonah Hill mostra que elegância nem sempre está relacionada diretamente ao peso da pessoa. Aqui ele acertou em cheio!
Acima de qualquer dica de moda, o que eu gostaria de dizer é que, além da estética, claro, o fator saúde é primordial nesse caso. A quantidade de doenças crônicas relacionadas ao coração X excesso de peso são enormes e só crescem no país. Pense nos dias felizes que você pode viver com sua família somente cuidado de sua saúde e evitando um “acidente de percurso”. Fica a dica!
Imagens: Reprodução.