Mais do que moda!

Os paradoxos da atual indústria da moda

Por Letícia Santana

Há apenas um mês, a Tommy Hilfiger promoveu um mega desfile em Shanghai. Na última segunda (08), a dose já se repetiu, desta vez em Tóquio. A marca americana levou os seus convidados para o deck da piscina do Tokyo Prince Hotel e apresentou a coleção a partir de um grande show high-tech com hologramas na altura de um prédio de três andares.

Os paradoxos da atual indústria da moda

Após promover eventos em diferentes cidades do Oriente, Shanghai marca a última parada da tour, sendo cada passo registrado e postado por inúmeros influenciadores. O diretor criativo comentou: “Por meio de colaborações autênticas e nossa paixão por inovação, continuamos a romper as tradicionais regras da passarela para mergulhar e engajar consumidores no mundo de Tommy Hilfiger”.

Enquanto a Tommy Hilfiger cria estratégias digitais para se manter relevante nesta nova era, outros preferem não se adaptar. Na sexta dessa mesma semana (12), Martin Margiela recebeu o principal prêmio do Belgian Fashion Awards, porém não compareceu ao evento e por isso resolveu escrever uma carta. Nela, o estilista explica porque decidiu se afastar da indústria da moda e chama atenção para a overdose de informações transmitidas através das redes.

Os paradoxos da atual indústria da moda

“(…) Muitos dizem que a moda tem uma memória curta, pois é obcecada pela atualidade e pela novidade. Mas algumas exposições recentes sobre o meu trabalho mostraram o contrário (…). 2008 foi o mesmo ano que senti que não aguentava mais a pressão mundial e as exigências do comércio. Hoje também sinto a overdose de informações transmitidas pelas mídias sociais, destruindo a emoção da espera e arruinando os efeitos da surpresa, tão fundamentais para mim. Mas hoje estou feliz em notar novamente um interesse pela criatividade na moda, por parte de alguns designers novos (…)”, escreveu Margiela.

Diante de um momento de liquidez e constantes desafios, salve-se quem puder. E que esse resgate seja, de preferência, instagramável.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta