Mais do que moda!

O que podemos esperar do mercado de moda em 2019

Por Letícia Santana

Em 2018, vimos o menswear ganhar força a partir do crescente interesse por parte dos homens em estilo. Causas sociais conquistaram cada vez mais espaço dentro da indústria da moda, diante de um cenário político caótico e marcas se reinventando, arriscando e ousando numa tentativa de se manterem relevantes em tempos digitais tão desafiadores. Em um processo de transformação, o mercado de moda acompanha a sociedade, servindo como um reflexo dos novos tempos e comportamentos.

Mas e para 2019? A imprensa tradicional terá o seu fim? O varejo da experiência irá crescer exponencialmente? As collabs seguirão tendo a mesma força? Responder perguntas como essas com total certeza se torna um desafio diante de tantas surpresas e reviravoltas que estão acontecendo, porém, pensando nisso, a Glossy resolveu entrevistar 149 executivos de marcas de moda e beleza. Com as respostas, a plataforma americana criou um painel de pesquisas que promete ter as principais previsões para este ano que acaba de começar. Confira os resultados:

O que podemos esperar do mercado de moda em 2019

38% dos entrevistados avaliaram as colaborações como a principal oportunidade de marketing para as marcas em 2019, ficando em primeiro lugar no ranking. Ao somar forças, as marcas que se envolvem para uma collab podem lucrar bastante, trocando público e gerando buzz nas redes sociais. São muitos os casos bem-sucedidos, porém, é necessário ter cuidado diante dessa vontade de fazer uma parceria para lucrar a qualquer custo. As marcas precisam ser de fato conectadas e, juntas, criarem uma coleção autêntica que una o DNA de cada uma de forma harmônica para agradar os dois públicos, o que não é um trabalho fácil.

O que podemos esperar do mercado de moda em 2019

Em seguida, as lojas pop-ups, com 19%, e os eventos, com 14%, confirmam que o varejo da experiência já é o presente e seguirá firme no futuro. Com a facilidade e praticidade da compra online, levar o consumidor para a loja física se torna cada vez mais complicado. Porém, para barrar essa dificuldade, as marcas estão buscando entregar ao cliente não apenas uma sacola com a sua compra mas, sim, uma experiência completa que seja prazerosa, divertida, instagramável e que agregue valor.

O que podemos esperar do mercado de moda em 2019

Outra aposta que segue firme para 2019 é o marketing de influenciadores. As pesquisas feitas pela Glossy apontam que as relações entre as marcas e influencers crescerá cada vez mais e como a própria plataforma pontuou, “essa é uma bolha que ainda nem mesmo estourou totalmente”. 55% dos executivos entrevistados afirmaram que os orçamentos destinados à influenciadores aumentarão este ano, enquanto apenas 3% alegaram que suas empresas irão recuar nestes gastos.

A era digital está aí e não tem mais para onde correr. Diante de uma sociedade conectada, que leva uma vida corrida e busca por propósitos, haja inovação por parte das marcas para manter seu engajamento e relevância. E, ao que tudo indica, 2019 chega para confirmar isso.

Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta