No final dos anos 80, início dos anos 90, muitas bandas inglesas de rock começaram a adotar o blazer colorido como peça fundamental para compor seu visual. Desde então, o código de vestimenta foi quebrado e a cor deu um certo tempero ao visual masculino. Até as peças mais clássicas têm seu momento de descontração e irreverência. O blazer é uma delas e por ser uma das roupas mais usadas pelos homens de todo o mundo, resolvi dar algumas dicas de como fazer bonito na hora de montar sua produção.
Então, para começar, inspire-se na banda inglesa One Direction. Eles literalmente estão fazendo moda. Todos os garotos descolados querem ter um blazer com cor forte. Nesse caso, o corte extremamente slim e curto da alfaiataria inglesa é mais indicado para os mais magros e longilíneos. Usar com camiseta de malha ou pólo pode ser uma saída para assumir o ar descontraído.
Partindo para outro extremo, Arlindo Grund ousa em evento Black-tie. O tradicional paletó preto dá lugar a um blazer azul royal. As demais peças obedecem as regras do ‘a rigor’, como a lateral da calça com linha de seda, a faixa de smoking, a gravata borboleta e o lenço de bolso. O blazer de um botão só alonga o torso. Mas atenção, só use se você sentir muita segurança.
O ator James Franco apareceu em um editorial com um blazer vermelho melancia. A camisa branca com gravata de listras na diagonal compôs bem o look. O ar retro fica por conta do mocassim. Se você quiser assumir o navy, coloque uma calça azul. Para os que preferem cores mais calmas, o cantor Justin Bieber usou um tom açucarado que fica ótimo para eventos durante o dia.
Outros dois bons exemplos são do ator Robert Pattinson e do blogueiro Adam Gallager. Ambos optaram por paletó e calça em cores mais sóbrias, mas ao mesmo tempo fugindo do preto, azul ou cinza. Nos dois casos, os modelos são os mais democráticos e ficam bem em qualquer tipo de corpo. O bom é você comprar peças ideais para seu tamanho ou ajustadas para tal.
Tente e ouse um pouco!
Até o próximo!
Imagens: Reprodução.