Entrevista por Thay Sanqueta
Texto por Rafa Piovezani
Ainda que a coleção ‘Bioma’ não esteja exposta no Minascentro, onde acontece o Minas Trend, Fernando Silva foi um dos destaques do desfile de abertura desta 29ª edição do evento, então o Agrund.com foi até o showroom da Sambah conferir os detalhes da primeira coleção do estilista mineiro para a marca.
Partindo do Bioma da Amazônia, Fernando buscou inspiração na flora e no trabalho de Margareth Mee, uma bióloga e artista que se especializou nas plantas da Amazônia, principalmente nas orquídeas e bromélias. Sua ideia foi traduzir o Brasil de uma forma não literal, levando as formas orgânicas das flores para as roupas através de diferentes técnicas, como o crochê, além de aplicar os códigos que já são característicos de seu trabalho há 20 anos, como os paetês sustentáveis e a valorização do trabalho manual.
Falando em trabalhos manuais, o estilista investe e incentiva o trabalho de inúmeros profissionais mineiros, seja o da produtora dos belíssimos paetês reciclados a partir de garrafas PET, das bordadeiras ou crocheteiras, porque como ele mesmo disse, “gosto de desafios e de incentivar quem tem talento”.
Esta é a primeira vez que ele faz beachwear, mas podemos confirmar que sua primeira coleção para a Sambah celebra as mulheres brasileiras e vai muito além das praias. Os biquínis e maiôs aparecem com recortes, aplicações, tecidos tramados e detalhes de metal sem níquel, mas também há espaço para peças multiuso, como saídas de praia e vestidos que vão da areia para o dia a dia.
Rendas, bordados e crochês, que são códigos já populares do nosso país, foram revisitados e aplicados nas peças de formas que não víamos antes. Mas a herança mineira, brasileira, está ali, em cada peça!
Toda a coleção é confeccionada com 90% de tecidos naturais e 10% de tecidos tecnológicos e reciclados.
A moda do Fernando é realmente especial, contempla dezenas de profissionais mineiros, e cria peças com sensibilidade e poesia.
Fotos: Thay Sanqueta/ Divulgação Sambah.