Por Arlindo Grund
Para abrir a temporada de moda Verão 2023 em Nova Iorque, a marca Proenza Schouler trouxe à passarela a latinidade urbana. Os babados dramáticos, as misturas de poás – um toque La Isla Bonita com Holiday de Madonna – e um acabamento arredondado em certos itens confirmam a inspiração. Peças sensuais que já apareciam nas ruas como uma tendência forte para a próxima estação reafirmam esse desejo de liberação, sensualidade e conforto. Aqui, elas ganham texturas, formas ousadas e ao mesmo tempo ares de novidade. Os estilistas Jack McCollough e Lazaro Hernandez, que estão à frente da marca continuam com sua pegada sexy.
O trabalho com tricô ganhou destaque porque a dupla contratou profissionais, tecelões da Bolívia, para desenvolver quatro peças que foram mostradas nessa coleção. Um espetáculo! A moda, inclusive, fazendo seu papel social.
As sandálias que parecem vir lá do início dos anos 2000 confirmam que a década está na moda. Atenção, porque andar com essas plataformas altas pode fazer você “quebrar o pé”. Apenas cuidado!
No final de tudo, um desfile coerente cheio de costuras entre os looks que transformaram a coleção comercial e ao mesmo tempo com essa cara dramática, urbana da consumidora da marca.
Imagens: Monica Feudi/ Reprodução/ Proenza Schouler.