Fundado em agosto de 2021 pelas irmãs baianas Daniela e Gabriela Falcão, o Nordestesse nasceu com o propósito de amplificar as vozes de criativos da moda, design, artes e gastronomia da região, apresentando-os para um público ainda maior.
Ao longo desses três anos, a iniciativa já reuniu mais de 300 marcas, designers, chefs e artesãos dos nove estados do Nordeste e seus mais de 66 mil seguidores nas redes sociais provam que a missão foi cumprida.
“Nossa missão vai além da simples venda de produtos. Existe um compromisso educacional em jogo, uma responsabilidade em reescrever a narrativa histórica da região, apresentando-a como um celeiro criativo que transcende estereótipos limitantes como a seca e a fome”, conta Daniela.
Com uma curadoria que inclui mais de 150 marcas de moda e acessórios, 50 artistas visuais, 60 designers e artesãos, além de 40 chefs, o Nordestesse já realizou quatro lojas pop-up em São Paulo, Salvador e Maceió, foi capa de revista digital, teve colaborações com o Instituto C&A, participou do Brasil Eco Fashion Week e promoveu mais de 15 festivais em parceria com multimarcas em grandes centros como São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Pensando no futuro, o Nordestesse já tem novos projetos em andamento, como a participação na Semana Criativa de Tiradentes; um festival em São Paulo em novembro; e mais uma edição do festival em Brasília. Vida longa!
Fotos: Divulgação/ Bruna Guerra/ Marcelo Maia/ Lucas Meneses/ @renatowrobe/ Pedro Tofo/ @dfotografia.